Informação e conhecimento sem fronteiras

Sexta- feira, 23 de Agosto de 2024

Saúde

Conselho Municipal de Saúde vai apertar o TFD de Jequié

Conselho quer esclarecimentos e adequação da jornada de trabalho dos motoristas

TV Jequié
Por TV Jequié
Conselho Municipal de Saúde vai apertar o TFD de Jequié
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Celso Argolo, em conversa com a nossa reportagem, informou que na próxima quarta-feira, as 14h, o Conselho se reunirá com a Secretaria de Saúde de Jequié, para tratar de vários assuntos ligados a saúde básica, dentre eles, o TFD – Tratamento Fora do Domicílio.

Celso Argolo
Presd. Conselho de Saúde de Jequié

Para Celso Argolo, o que o Conselho ouviu em reunião ocorrida tempos atrás, da empresa Maracás Viagens, empresa contratada pela prefeitura de Jequié para o transporte de pacientes do SUS para Salvador, Itabuna, Vitória da Conquista e outras localidades, não agradou os conselheiros.

ROTINA PESADA

Nesse encontro foi possível conhecer que o profissional, motorista do TFD, trabalha acima da jornada de trabalho estabelecida para a função, segundo normas do Ministério do Trabalho.

“O motorista do TFD, assume o veículo aproximadamente às 20h, embarca os passageiros e chega em Salvador dia amanhecendo. Somente aí já são 9 horas de jornada de trabalho. Esse mesmo motorista, após desembarcar os passageiros, volta a retomar sua função às 17h e retorna para Jequié, chegando aqui por volta das 23h. Esse mesmo motorista volta a fazer toda essa rotina a partir das 21h do mesmo dia. Isso é desumano e desnecessário se houvesse ao menos 2 motorista em sistema de rodízio”, destacou Celso Argolo.

ACIDENTES

Em gestões anteriores não havia registros de tantos acidentes envolvendo os ônibus que fazem o transporte de passageiros do Sistema TFD. Segundo opinião de vários passageiros, compartilhada em grupos de redes sociais, as ocorrências estão ligadas a carga horária elevada dos motoristas, a velocidades exercidas dos veículos e a falta de treinamento e cursos de reciclagem, normalmente feitos em outras gestões, segundo uma agente de saúde que preferiu não se identificar.

ÔNIBUS CLONADO

Outro fato que chamou a atenção da população e que até hoje não foi esclarecida, está relacionada a apreensão de um dos ônibus que fazia o transporte de paciente do TDF, quando foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal, na BR 116, em Feira de Santana e foi constatado como veículo clonado, sendo apreendido o veículo e o motorista levado a delegacia. Até hoje nunca houve investigações por parte da Câmara de Vereadores de Jequié, do Ministério Público Estadual e Federal, tão pouco da Polícia Civil de Jequié.

Comentários:
TV Jequié

Publicado por:

TV Jequié

A TV Jequié Oficial é um canal de comunicação que exibe nas plataformas digitais, a exemplo de Instagram, YouTube, Facebook e compartilha também suas produções em outros meios de comunicação.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens de ser TV Jequié

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, responderemos assim que possível.