Nesta segunda-feira (20) às 7h, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) vai realizar a operação Bombeiro Total. Na capital baiana o ponto de encontro vai ser na Secretaria da Segurança Pública (SSP) no CAB. Promovida pelo Comando de Segurança Contra Incêndio (CSCI) a operação vai contar com 300 bombeiros na capital e 700 no interior, tem como objetivo promover a segurança contra incêndio e pânico nos estabelecimentos comerciais, a ação vai acontecer concomitantemente em toda a Bahia, com fiscalizações de caráter educativo e preventivo, explicando aos comerciantes e funcionários a importância da regularização das edificações.
O foco principal da operação é a inspeção dos sistemas preventivos contra incêndio em empreendimentos comerciais e industriais, verificando sua existência e condições operacionais. A iniciativa visa não apenas a fiscalização, mas também a conscientização sobre a importância da regularização desses sistemas, em conformidade com a lei estadual nº 12.929 de 2013, garantindo assim a segurança da população e a integridade do patrimônio.
Durante a operação, serão identificadas e notificadas irregularidades como obstruções em saídas de emergência, extintores vencidos ou inoperantes, e falta de iluminação de emergência. Caso seja constatada a ausência de documentação regulatória, como o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) ou o Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB), será emitido um Termo de Notificação educativo, detalhando as não conformidades que deverão ser corrigidas.
“É importante deixar claro que não é multa. Vamos fazer uma fiscalização de cunho educativo e mostrar aos empresários e comerciantes sobre os cuidados da prevenção e da regularização da edificação. Também vamos explicar sobre como fazer essa regularização e sobre a importância de estar com a manutenção dos equipamentos de segurança em dia”, explicou o comandante do CSCI, o coronel BM Lanusse Andrade.
Comentários: