O prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), garantiu a presença do músico baiano Luiz Caldas no São João de Jequié, edição de 2024. A contratação foi firmada com a empresa ALAM PEIXOTO BARBOZA PRODUÇÕES E EVENTOS, com endereço no Caminho das árvores, Salvador/BA, pelo preço de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais).

Nascido em Feira de Santana, quando garoto, de origem pobre, começou a apresentar-se com bandas amadoras. Já aos dez anos de idade viajava por pequenas cidades, onde participava de shows. Aprendeu, assim, a tocar vários instrumentos, tendo praticamente vivido no meio musical, entre outras bandas e conjuntos, Luiz Caldas tocava no conjunto musical de um famoso músico da época, chamado João Faustino da cidade de Jequié, Bahia.
Caldas foi o inventor do ritmo que misturava o pop com reggae, toques caribenhos, ijexá, frevo e samba, presentes num ritmo que ganhou o apelido de "Deboche" (o chamado "Fricote") que evoluiu para outros tantos ritmos lançados no carnaval baiano, consolidando-se no popular estilo, atualmente denominado "axé music".
Comentários: