Informação e conhecimento sem fronteiras

Sexta- feira, 23 de Agosto de 2024

AUTISMO

ZÉ COCÁ DIZ QUE A CAUSA DO AUTISMO EM JEQUIÉ SERVE DE PONGA PARA OS OPORTUNISTAS

Prefeito de Jequié disse que hoje não tem ninguém que representa a causa do TEA, é que se não eleger gente que respeite e goste da causa, o município vai ficar sempre nas mãos de oportunistas

Emanoel Andrade
Por Emanoel Andrade
ZÉ COCÁ DIZ QUE A CAUSA DO AUTISMO EM JEQUIÉ SERVE DE PONGA PARA OS OPORTUNISTAS
Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Durante um ato político em apoio a uma candidata a vereadora, o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), candidato a reeleição, fez um comentário considerado inapropriado e infeliz, segundo avaliação de várias pessoas ouvidas pela reportagem da TV Jequipe, e que militam em defesa das pessoas com deficiências, principalmente aquelas com transtorno do espectro autista.

Segundo Zé Cocá, a candidata que estava ao seu lado no evento, se eleita, seria a representante da causa na Câmara de Vereadores de Jequié, pois em Jequié, disse Zé Cocá, “hoje nós não temos ninguém que representa essa causa. Nós temos pessoas que querem pongar nessa causa. Existe uma diferença em representar e pongar.  Se a gente não botar gente boa, gente que goste da causa, gente que respeite a causa para fazer política pública séria, a gente vai ficar a vida toda nas mãos dos oportunistas.  As pessoas que debatem aquele momento na hora que é bom para eles, na hora que não é boa, não abre mais a discursão”, destacou Zé Cocá.

CAUSA AUTISTA

Quem acompanha as notícias diárias sobre os trabalhos desenvolvidos por entidades sociais que defendem a causa do Autismo em Jequié, certamente não vai concordar com a fala do prefeito de Jequié.

Um exemplo são 2 entidades que são destaques nesse campo, o Instituto Mãos e a APAE, entidades sérias que desenvolvem há anos um trabalho de referência na Bahia.

Além dessas entidades, a UESB e o IFBA, também atuam na causa e mantêm em suas instalações, departamentos exclusivos para os atendimentos aos alunos com deficiências, inclusive com o Transtorno do Espectro Autista - TEA.

Em contato com representantes do legislativo municipal, eles afirmaram que o Poder Legislativo fez a sua parte aprovando projetos que abordaram os avanços necessários para a causa e que inclusive, o prefeito Zé Cocá não sancionou as Leis advindas desses Projetos de Lei, e que coube a presidência da casa, promulgá-las, já que o prefeito não o fez.

AUTISMO NA GESTÃO PÚBLICA

Enquanto o prefeito de Jequié, Zé Cocá, desmerece o trabalho das entidades que tratam a causa do Autismo em Jequié, com responsabilidade e respeito, as críticas quanto ao atendimento do setor público, recaem sobre a gestão municipal, onde são apontadas várias deficiências, inclusive na escassez e dificuldade de atendimento neurológico, também necessário para laudar o aluno da rede municipal de ensino e encaminhar para o tratamento devido pelo municipio.

CAMPE SEM APOIO DEVIDO DA GESTÃO

Também é criticado, além da adequação do espaço físico para o atendimento necessário às pessoas com deficiência, material de trabalho, apoio devido da gestão municipal e o insuficiente número de profissionais disponibilizado pelo município ao CAMPE, Centro de Apoio Multiprofissional às Pessoas com Necessidades Especiais, departamento ligado a Secretaria de Educação do Municipio que é responsável pelo atendimento às crianças e adolescentes, com necessidades especiais e que estão matriculadas na rede municipal de ensino de Jequié.

FONTE/CRÉDITOS: TV Jequié
Comentários:
Emanoel Andrade

Publicado por:

Emanoel Andrade

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens de ser TV Jequié

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, responderemos assim que possível.