Aguarde, carregando...

Domingo, 31 de Maio 2026
Notícias/Jequié

Vereador Sidney Magal cobra aposentadoria dos professores de Jequié

Desde 2019 que o IPREJ não implanta novas aposentadorias da educação, dos profissionais que já cumpriram seu tempo de contribuição com a previdência e idade.

Vereador Sidney Magal cobra aposentadoria dos professores de Jequié
Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

"Tem dinheiro para o Mega São João de Jequié e não tem para aposentar os professores municipais que estão na fila do IPREJ, há mais de 5 anos?"

Esse foi o questionamento lúcido e válido do vereador Sidney Magal durante a sessão ordinária de 12/04/2023, ao fazer uso da tribuna da Casa para expressar seu repúdio à quantidade de professores do Sistema Municipal de Ensino que estão aguardando suas aposentadorias.

Desde 2019 que o IPREJ não implanta novas aposentadorias da educação, dos profissionais que já cumpriram seu tempo de contribuição com a previdência e idade. Outro agravante é a não concessão do Abono de Permanência pela Prefeitura Municipal. Ao postular a aposentadoria, o servidor enquanto aguarda a concessão, é obrigado a permanecer no cargo, trabalhando normalmente, e o abono permanência não é aplicado de forma automática, servidor tem que requerer se quiser receber o valor enquanto a sua aposentadoria não é publicada.

Outra defesa árdua dos sindicatos é por realização de concurso público no município. A Lei 12/2023 que cria na estrutura organizacional do município, 388 cargos comissionados, de livre nomeação do prefeito. Esses cargos comissionados, especialmente os da educação são pagos com recursos do FUNDEB que já tem uma folha de pagamento com valor bem alto.  Além disso tudo, a prefeitura já contratou a empresa para a realização do REDA para atender as secretarias de Educação, Saúde e Administração, sendo que nessas contratações, a contribuição previdenciária vai para a Previdência Geral. As contratações e os REDAS não contribuem para o IPREJ, fragilizando muito o Instituto Próprio de Previdência.

Depoimento anexo

 

FONTE/CRÉDITOS: TV Jequié
TV Jequié

Publicado por:

TV Jequié

A TV Jequié Oficial é um canal de comunicação que exibe nas plataformas digitais, a exemplo de Instagram, YouTube, Facebook e compartilha também suas produções em outros meios de comunicação.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Tv Jequié
Envie sua mensagem, responderemos assim que possível.
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR