Em entrevista de rádio, concedida na Estação 93FM, aos radialistas Márcio Lima e Marcos Cangussu, o vereador Ramon Fernandes (PDT) se mostrou preocupado com o que vem ocorrendo na Gestão do Trânsito Municipal.
Inicialmente, o edil falou sobre o possível abuso no aumento aplicado pela empresa E-Parking, que detém a permissão da prefeitura para explorar de maneira comercial, o solo público destinado ao estacionamento de veículos automotores, espaço denominado de Zona Azul. Segundo Ramon Fernandes, a Câmara irá debruçar sobre esse aumento aplicado pela empresa E-Parking, no percentual de 25%.
“A inflação deste ano não chegará a 5%. Como a empresa pode aplicar um aumento abusivo de 25%? Vamos avaliar esse contrato e suas disposições legais que determinam o reajuste em mesmo de 1 ano de funcionamento da Zona Azul”, destacou o vereador.
Ramon afirmou que a reação foi de revolta dos vereadores, tanto da base do prefeito Zé Cocá (PP), quanto dos vereadores da oposição à gestão, quando ficaram informados do aumento aplicado para o cidadão de Jequié, no Sistema de Estacionamento Rotativo Zona Azul.
Com relação às multas de trânsito que vêm sendo emitidas pelos agentes de trânsito no município de Jequié, Ramon destacou uma situação que chegou ao seu conhecimento, pertinente a emissão de infração de trânsito, relacionada ao uso de capacetes por parte de motociclistas e mototaxistas.
Muitas pessoas em Jequié estão recebendo multas ao pilotar motos, de maneira injusta. O Art. 244, inciso 10 do CTB, pune com gravidade média quem estiver pilotando sem estar com a viseira do capacete, abaixada, com pena de 4 pontos na CNH e multa de R$ 130.00, podendo inclusive essa multa ser convertida em advertência.
Já a Sumtran está multando esse tipo de infração, utilizando o Art. 244 do CTB, porém o inciso 1, com penalidade gravíssima, com incidência de 7 pontos na carteira, multa de R$ 290.00 e suspensão do direito de dirigir.
Outro ponto apontado pelo vereador foi com relação a disponibilidade de vagas de estacionamento para idosos nos espaços controlados pela E-Parking. Na opinião de Ramon Fernandes, o idoso deveria ter a preferência de estacionar em qualquer lugar, desde que, ao estacionar, esteja portando a autorização da Sumtran, ser o proprietário do veículo e está na condução dele.
Comentários: