Informação e conhecimento sem fronteiras

Terça-feira, 16 de Julho de 2024

Bahia/Municípios

Valença: SINDGUARDA se manifesta após viaturas da Guarda Municipal serem recolhidos por falta de pagamento

Sindicato ainda questiona o destino de emenda parlamentar para aquisição de novas viaturas

Valença: SINDGUARDA se manifesta após viaturas da Guarda Municipal serem recolhidos por falta de pagamento
Reprodução
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O episódio onde Guardas Municipais do município de Valença tiveram as viaturas recolhidas pelos proprietários por falta de pagamento, ganha mais um capítulo. No último dia 10/06, o SINDGUARDA, sindicato representativo da categoria de Guardas Municipais do Estado da Bahia, emitiu uma nota criticando o fato e questionando o destino de uma emenda parlamentar enviada pelo Deputado Federal Raimundo Costa (Podemos) no valor de R$ 200 mil para aquisição de novas viaturas para auxiliar o trabalho desenvolvido pelos agentes no município. Vídeo que circula na internet mostra o momento em que os agentes vão até o Paço da Prefeitura Municipal de Valença entregar os veículos para os proprietários por falta de pagamento por parte da Prefeitura (Veja o vídeo abaixo).

Ainda na nota, o sindicato relembra que não é a primeira vez que denuncia as condições as quais são submetidos os Guarda Municipais de Valença, de acordo com o sindicato, os poderes públicos já foram alertados sobre a precarização do trabalho dos agentes de segurança pública do município.

Até o momento a Prefeitura Municipal de Valença não se manifestou a respeito do episódio. O espaço fica aberto para a manifestação da administração municipal.

Veja a nota do SINDGUARDA:

O Sindguardas Bahia recebeu uma gravíssima denúncia sobre a humilhante e constrangedora situação enfrentada pelos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Valença. Segundo as informações obtidas, o prefeito da cidade de Valença, Jairo Baptista, não efetuou o pagamento à empresa responsável pelos veículos alugados utilizados pela GCM. Como resultado, os proprietários dos veículos recolheram os dois carros da GCM devido à falta de pagamento.
Essa não é a primeira vez que desmandos como esse ocorrem na GCM de Valença. O Sindguardas Bahia já denunciou diversas vezes a falta de estrutura para esses profissionais, que são essenciais para a segurança pública do município. A ausência de veículos compromete a eficácia das operações e coloca em risco a segurança dos cidadãos de Valença.
O que estamos testemunhando é uma completa falta de compromisso com a segurança pública e um profundo desrespeito aos profissionais da GCM. Esses agentes, que se dedicam diariamente à proteção da comunidade, merecem respeito e condições dignas de trabalho. A situação atual é vergonhosa e inaceitável.
Além da questão dos veículos, os guardas civis municipais de Valença estão enfrentando situações graves de tortura psicológica e perseguições constantes. Isso demonstra um ambiente de trabalho tóxico e desumano, que prejudica não só os agentes, mas toda a população que depende dos seus serviços.
Outra questão alarmante é o destino incerto da emenda parlamentar de R$ 200.000, destinada pelo deputado federal Raimundo Costa à GCM de Valença. Até o momento, não se sabe como esses recursos foram utilizados, o que levanta sérias dúvidas sobre a transparência e a gestão dos fundos públicos.Nossa missão no Sindguardas Bahia é coibir esses atos de desmando e garantir que os direitos dos guardas municipais sejam respeitados. Embora não seja uma tarefa fácil, estamos determinados a superar todos os desafios. Através da nossa assessoria jurídica, tomaremos todas as medidas possíveis para socorrer a GCM de Valença e restaurar a dignidade e o respeito que esses profissionais merecem.

FONTE/CRÉDITOS: TV Jequié
Comentários:
TV Jequié

Publicado por:

TV Jequié

A TV Jequié Oficial é um canal de comunicação que exibe nas plataformas digitais, a exemplo de Instagram, YouTube, Facebook e compartilha também suas produções em outros meios de comunicação.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, responderemos assim que possível.