Tem sido contantes as reclamações por falta de atendimento na saúde básica de Jequié. Um exemplo disso, aconteceu com uma moradora do Conjunto Residencial de Jequié que inconformada, expressou em redes sociais, seu descontentamento com o atendimento oferecido pela Unidaade de Saúde Sebastião Azevedo, que fica no bairro do Mandacaru.
A Unidade que está funcionando em local provisório em razão da reforma que está sendo executada na unidade própria, pela prefeitura, e o imóvel alugado temporariamente para o atendimento aos usuários do SUS, ostenta em sua fachada, a clara informação de que hoje, 15/12, não haveria marcação de consulta médica para a especialidade de clínica geral.
(Material autorizado pelo autor)
Um áudio gravado que viralizou nas redes sociais, revela o tamanho do sofrimento que é submetido, por exemplo à Senhora Maratânia, idosa, dona de casa, moradora do Residencial Mandacaru 1, que caminha mais de 3 quilômetros a pé, saindo de casa às 3h da madrugada para chegar no Posto de Saúde Sebastião Azevedo e ter a triste informação que não há marcação de consulta para a Clínica Geral. Segundo Maratânia, a Unidade de Saúde só possui 1 médico com especialidade em Clínica Geral, e todas as quintas-feiras são distribuídas apenas 10 fichas para atendimento semanal.
O QUE DIZ A SECRETARIA DE SAÚDE
A reportagem da TV Jequié entrou em contato com o Secretário de Saúde de Jequié, que prontamente enviou o posicionamento da secretaria de saúde, diante da reclamação:
“O Centro de Saúde Sebastião Azevedo possui oferta de atendimento nos diversos programas da Atenção Primária, tais como: Pré-natal, Preventivo, Crescimento e Desenvolvimento, HIPERDIA, Planejamento Familiar, Vacinação, Teste do Pezinho, Teste Rápido para IST’s, Visita Domiciliar.
Conta ainda com a atuação de 03 (três) profissionais médicos (clínico geral), bem como atendimentos médicos especializados como: Urologista, Psiquiatra, Otorrino, Pediatra, Ginecologista e inserção de DIU.
Todos esses atendimentos são distribuídos no decorrer da semana, onde os serviços são ofertados conforme capacidade estrutural do Centro de Saúde, a qual no momento encontra-se em funcionamento numa unidade provisória em decorrência de reforma estrutural na unidade própria, sendo que dentro em breve deverá ser reinaugurada, devolvendo à comunidade melhores condições de atendimento, funcionamento e ampliação de serviços.
Desta maneira, considerando que o Centro de Saúde Sebastião Azevedo, na condição de Unidade Básica de Saúde, possui dinâmica de serviço com funcionamento em demanda programada e previamente agendada, informamos que nesta sexta-feira (15/12/2023), não houve agendamento para atendimento clínico, visto que tais atendimentos foram realizados de segunda a quinta-feira.
Ressaltamos ainda que, excepcionalmente esta sexta-feira (15/12/2023), conforme planejamento da equipe, foi data programada para reordenamento administrativo da unidade”, destacou Marlon Pereira, Secretário de Saúde de Jequié.
O QUE DIZ O CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE?
A reportagem tentou entrar em contato com o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Jequié, Celso Argolo, mas, as ligações não foram atendidas e nem as mensagens foram respondidas
A TV Jequié abre espaço para os citados nesta reportagem para esclarecimentos que julgarem necessãrios
Comentários: