Informação e conhecimento sem fronteiras

Sexta-feira, 12 de Julho de 2024

Bahia/Saúde

USF Dr. Aurélio Sciarreta precisa de reforma urgente

A unidade de Saúde atende a mais de 8 mil famílias dos bairros Itaigara e Mandacaru

USF Dr. Aurélio Sciarreta precisa de reforma urgente
TV Jequié
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Para falar da importância da Saúde da Família é preciso, primeiro, compreender as diretrizes norteiam o conceito de saúde para todos.

DIREITO DE TODOS

A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Art. 196. da Constituição Federal. Portanto, a união, estados e municípios devem seguir a rigor o que determina a Lei.

Foto : Divulgação

ATENÇÃO PRIMÁRIA

Com relação à Atenção Primária à Saúde, uma das portas de entrada do SUS, sendo a principal delas e o primeiro nível de atenção à saúde, torna-se inviável seu perfeito funcionamento, quando sua estrutura física não oferece condições dignas de atendimento.

UNIDADE SAÚDE DA FAMÍLIA DR. AURÉLIO SCIARRETA

Localizada no bairro Itaigara, em Jequié, a Unidade de Saúde da Família Dr. Aurélio Sciarreta atende as comunidades do 3º maior bairro de Jequié. Segundo os dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES, a unidade possui 2 Clínicas Básicas, 3 consultórios não médicos, 2 Salas de Enfermagem, Consultório de Odontologia, Sala de Imunização, Sala de Curativo e Farmácia Básica, com atendimento nos turnos da manhã e a tarde.

Foto : TV Jequié

Ainda segundo o CNES, a unidade conta ainda com 25 profissionais de saúde, distribuídos entre Médicos, Enfermeiros, Agentes Comunitário de Saúde, Técnicos em Enfermagem, Técnicos em Saúde Bucal, Cirurgião dentista e Recepcionista, conforme tabela do CNES, Modulo Profissional - Profissionais por Estabelecimento de Saúde cadastrado no Ministério da Saúde.

Fonte: CNES / https://cnes2.datasus.gov.br/Mod_Profissional.asp?VCo_Unidade=2918003649229

A unidade oferece Serviço de Atenção ao Paciente com Tuberculose, Serviço de Atenção ao pré-natal, parto e nascimento, Serviço de práticas integrativas e complementares, serviço de vigilância em Saúde e Telessaúde.

Foto : TV Jequié
Foto : TV Jequié

 

Uma unidade de tamanha importância para os moradores não pode se apresentar nessas condições de conservação e funcionamento. Com a palavra os órgão fiscalizadores da saúde pública municipal, como Poder Legislativo, Promotoria de Justiça e Conselho Municipal de Saúde.

FONTE/CRÉDITOS: TV Jequié
Comentários:
TV Jequié

Publicado por:

TV Jequié

A TV Jequié Oficial é um canal de comunicação que exibe nas plataformas digitais, a exemplo de Instagram, YouTube, Facebook e compartilha também suas produções em outros meios de comunicação.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!