Hoje à tarde, a reportagem da TV Jequié foi conferir de perto denúncias que chegaram a nossa redação, relacionadas a aplicação de sinalização vertical em via públicas, promovidas pela Sumtran.
ENTENDENDO O CASO
Todos sabem que o município de Jequié, receberá no dia 23 próximo, a unidade de venda da Rede Atakarejo, localizada na Avenida João Goulart, 171, em frente ao Colégio CAP.
Como na Avenida João Goulart o trânsito é intenso, em via única, impossível que os fornecedores de produtos que serão comercializados pelo Atacadista Atakarejo, estacionem na referida via, a fim de abastecer o Hipermercado.
Diante disso, a única alternativa que resta é estacionar na rua sem movimento, entre a Landulfo Caribé e a João Goulart para fazer a descarga dos produtos transportados em caminhões pequenos e até Bitrem.
AI ENTRA EM CENA A SUMTRAN
Nesta rua, a Sumtran procurou providenciar a instalação de placas de Proibido estacionar, cometendo o grave erros de não indicar, com placa de advertência, o início e fim da área proibida do estacionamento. Com isso, se vê constantemente a presença de prepostos da Sumtran, em viaturas oficiais, promovendo a função que lhe compete.
O QUE DIZ A LEI?
Segundo o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, Volume I, que trata sobre a Sinalização Vertical de Regulamentação, produzido pelo CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO, o CONTRAN, a sinalização vertical é um subsistema da sinalização viária, que se utiliza de sinais apostos sobre placas fixadas na posição vertical, ao lado ou suspensas sobre a pista, transmitindo mensagens de caráter permanente ou, eventualmente, variável, mediante símbolos e/ou legendas preestabelecidas e legalmente instituídas.
A sinalização vertical tem a finalidade de fornecer informações que permitam aos usuários das vias adotarem comportamentos adequados, de modo a aumentar a segurança, ordenar os fluxos de tráfego e orientar os usuários da via.
A sinalização vertical é classificada segundo sua função, que pode ser de:
- Regulamentar as obrigações, limitações, proibições ou restrições que governam o uso da via;
- Advertir os condutores sobre condições com potencial risco existentes na via ou nas suas proximidades, tais como escolas e passagens de pedestres;
- Indicar direções, localizações, pontos de interesse turístico ou de serviços e transmitir mensagens educativas, dentre outras, de maneira a ajudar o condutor em seu deslocamento.
Os sinais possuem formas padronizadas, associadas ao tipo de mensagem que pretende transmitir (regulamentação, advertência ou indicação).
No caso da aplicação da sinalização de proibido estacionar, deve existir placa de advertência que informem o início e fim da proibição local de parada.
QUAL A SOLUÇÃO?
Se não podem parar para descarregar e abastecer o Atakarejo, onde esses caminhões gigantes irão parar e fazer a devida descarga de abastecimento? Com a palavra aqueles que são responsáveis pela gestão do trânsito urbano em Jequié, o prefeito Zé Cocá (PP) e a Superintendente Municipal de Trânsito, Karla Geambastiane.
Comentários: