Informação e conhecimento sem fronteiras

Terça-feira, 16 de Julho de 2024

Bahia/Trânsito

Semáforos sonoros proporcionam maior independência para pessoas com deficiência visual

Instalação de equipamentos auxiliam pessoas com deficiência visual a conquistarem maior independência

Semáforos sonoros proporcionam maior independência para pessoas com deficiência visual
Reprodução
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Transitar em vias com fluxo intenso de carros e motocicletas é um desafio para pedestres, esse desafio se torna ainda mais difícil para pessoas com deficiência visual, que precisam do auxílio de outras pessoas para poderem se deslocar. Nos últimos anos, foram tomadas medidas estruturais para auxiliar pessoas com deficiência que transitam pelos grandes centros urbanos, como o piso tátil e placas em braile para ajudar a identificação de órgãos públicos e estabelecimentos privados.

Contudo, ainda existem desafios que as pessoas com deficiência visual ainda enfrentam, como atravessar ruas com grande fluxo de veículos. Os semáforos sonoros, existentes há pelo menos duas décadas, ajudam essas pessoas a conquistar independência para se deslocar pelas ruas sem precisar da ajuda de outros. o semáforo possui botoeiras que emitem sinais sonoros desde a abertura até o fim da travessia dos pedestres. Segundo a superintendente municipal de Trânsito.

Regulamentação

Os critérios e padrões para a utilização dos semáforos sonoros estavam na Res.704/17 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que foi revogada pela Res.973/22 que institui o Regulamento de Sinalização Viária. Em fevereiro de 2023, o Ministério dos Transportes colocou em consulta pública uma nova resolução que pretende incluir estas normas para sinalização semafórica com sinal sonoro para travessia de pedestres com deficiência visual no Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito (MBST) Volume V.

De acordo com o Ministério, a minuta de alteração submetida à consulta pública visa atender aos anseios da sociedade organizada. Ou seja, o objetivo é melhorar a segurança de deficientes visuais na travessia de vias semaforizadas.

 

FONTE/CRÉDITOS: TV Jequié
Comentários:
TV Jequié

Publicado por:

TV Jequié

A TV Jequié Oficial é um canal de comunicação que exibe nas plataformas digitais, a exemplo de Instagram, YouTube, Facebook e compartilha também suas produções em outros meios de comunicação.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, responderemos assim que possível.