A Secretária de Educação, professora Elvia Sampaio, assinou portaria publicada no Diário Oficial do Município de Jequié, edição 02002, dia 2705/2024, anunciando os nomes dos profissionais da educação que formarão a Comissão Especial para acompanhamento do Processo Seletivo Simplificado - REDA, no provimento de cargos temporários, do Quadro de Pessoal da Educação Municipal.
PROTESTO IMEDIATOS
De imediato, as reações expressam uma bucha de água fria em quem mantinha a esperança de ingressar no serviço público através de concurso. A APLB também demonstrou sua indignação com a realização de mais um REDA municipal para a Educação, por dois motivos fundamentados:
- Do total de profissionais de Educação que ingressaram no município através do REDA, já somam 948, contra 589 professores efetivos.
- Com esse REDA, com oferta imediata de 78 vagas, os números vão alcançar 1.026 somente com Profissionais Temporários da Educação, enquanto o número de efetivos permanece o mesmo.
- A contratação de profissionais temporários em detrimento ao chamamento dos aprovados em concurso público já realizados, desestabiliza ainda mais o Instituto de Previdência Municipal, o IPREJ, já que os REDAS não contribuem mensalmente para o seu fortalecimento.
A decepção da categoria está na promessa feita pelo Prefeito Zé Cocá (PP), quando no encerramento da Jornada Pedagógica 2024, que diante dos professores municipais, garantido que seria, ainda neste ano, realizado concurso público para professores municipais.
COMISSÃO DE ACOMPANAMENTO DO REDA 2024
Na edição nº 02002, de segunda-feira 27/05, foi nomeada por meio da Portaria n.º 31 de 27 de maio de 2024 assinada pela Secretária de Educação Elvia Sampaio, a comissão para proceder o acompanhamento do Processo Seletivo Simplificado-REDA que será composta por:
- Representantes da Secretaria Municipal de Educação
Rebeca de Oliveira Nascimento Lima
Sara Oliveira Rodrigues
Viviane Anselmo
- Representantes do Conselho Municipal de Educação
Vitória Maria Brandão
- Representantes do Conselho de Acompanhando e Controle Social-CACS FUNDEB
Glece Aparecida Lima Guimarães
Lucy de Santana
Comentários: