Aguardada com ansiedade pela população, a vacina contra a dengue enfim foi implementada no Sistema Único de Saúde e iniciada a campanha de imunização. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB, enviou para o município de Jequié 4.500 doses da vacina. O público alvo neste primeiro momento da campanha de vacinação são crianças de 10 a 14 anos de idade. A SESAB já se prepara para poder enviar para os municípios da Bahia, mais doses da vacina Qdenga e ampliar o público para imunização.
Cabe ressaltar que a vacina não é indicada para algumas pessoas. Os interessados em receber o imunizante devem se atentar as restrições impostas pelas autoridades de saúde Crianças que estão com dengue ou com sintomas sugestivos da doença devem aguardar seis meses para o recebimento da primeira dose. Além disso, a vacina não é aplicada em casos de pessoas que possuam alergia a outros imunizantes; imunossuprimidos (imunidade baixa); gestantes ou em período de amamentação; e que estejam fora da faixa etária dessa fase inicial.
Reações
Algumas reações são comuns após a administração da vacina como dor no local e muscular, fraqueza, fadiga e cefaleia (dor de cabeça). Em média, os sintomas passam em dois dias. Vale ressaltar que a vacinação será composta por duas doses, com intervalo de três meses. A imunização, portanto, só estará completa após a aplicação da segunda vacina. Isso quer dizer que outros cuidados devem permanecer.
Não pode tomar a vacina
- Quem está com dengue ou sintomas sugestivos da doença;
- Pessoas que possuem alergia a outras vacinas;
- Imunossuprimidos (baixa imunidade);
- Gestante ou lactante (amamentando);
- Ser menor de 10 anos ou maior de 11 anos Ter tido dengue há menos de 6 meses
Comentários: