TV Jequié - Informação e conhecimento sem fronteiras

Aguarde, carregando...

segunda-feira, 02 de março de 2026

Notícias/Economia

Reforma da Praça Rui Barbosa gera reclamações de comerciantes

Os donos de quiosques terão de fazer a própria reforma ou fechar até dezembro

Reforma da Praça Rui Barbosa gera reclamações de comerciantes
Secom/PMJ
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

No dia 13 de junho, por ordem do prefeito municipal, Zé Cocá (PP), técnicos secretaria de serviços públicos e infraestrutura da prefeitura de Jequié, se reuniram com permissionários dos quiosques instalados na Praça Rui Barbosa para comunicar o início das obras de reforma da referida praça.

Neste encontro a prefeitura apresentou o projeto de requalificação da praça que será executada em cinco etapas, cada uma focando em uma das áreas da Praça, sem prejudicar o funcionamento e comercialização nos quiosques existentes.

INÍCIO DAS OBRAS

Desde o início desse mês, operários sem identificação e sem o uso de EPI´s obrigatórios (NR-6), começaram a executar diversos serviços na praça Rui Barbosa, escavando o piso e substituindo os meios fios no entorno da praça, por oportuno, meio fios esses, em perfeitas condições, mesmo assim estão sendo removidos. Outro ponto que chama a atenção é a ausência de Placa Técnica de Edificação de Obra Pública, com dados obrigatórios de investimentos, prazo de execução, responsabilidade técnica e fonte geradora dos recursos. Saber como são gastos os recursos públicos e como são entregues os produtos públicos – ações municipais, como a oferta de infraestrutura, serviços públicos etc. – é um dado muito relevante ao planejamento das atividades da gestão. Mas, também, é uma prestação de contas muito importante ao interesse público e à sociedade, como um todo.

REFORMA DOS QUIOSQUES

A reportagem da TV Jequié fez visita a vários pontos comerciais estabelecidos na Praça Rui Barbosa e ouviu dos permissionários dos quiosques da Praça, que a prefeitura de Jequié apresentou duas propostas:

  • A- Os comerciantes poderiam fazer a reforma do seu quiosque, de acordo como projeto da prefeitura, num prazo de 3 meses para conclusão e com as despesas dessa reforma por conta dos comerciantes (ampliação dos quiosques, piso, revestimento, instalação hidráulica e elétrica, cobertura e mão de obra)

 

  • B- Os quiosques seriam fechados até a semana do Natal, em dezembro, quando seriam devolvidos aos permissionários, sendo que a reforma completa seria custeada pela prefeitura de Jequié.

COMERCIANTES RECLAMAM

Diante dessas opções, os comerciantes passaram a reclamar da prefeitura com relação a falta de diálogo, principalmente na elaboração do projeto técnico, que foi apresentado aos comerciantes sem ouvir as suas necessidades e desejos, e que caso tenham que providenciar a reforma por contra própria, teria que desembolsar no mínimo, 20 mil reais para atender ao novo padrão de estabelecimento comercial projetado pela prefeitura em novo layout da Praça Rui Barbosa.

“Estamos entre a cruz e a espada. Ou a gente arranja o dinheiro para reformar, ou vamos ficar até dezembro sem trabalhar. É daqui que a gente tira o nosso sustento. Não temos outra forma de rendimento. Isso tá tirando o sono de muitos pais de família que possui comércio aqui e isso não é justo”, reclamou um comerciante que preferiu não se identificar.

FONTE/CRÉDITOS: TvJequié
TV Jequié

Publicado por:

TV Jequié

A TV Jequié Oficial é um canal de comunicação que exibe nas plataformas digitais, a exemplo de Instagram, YouTube, Facebook e compartilha também suas produções em outros meios de comunicação.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Tv Jequié
Envie sua mensagem, responderemos assim que possível.
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR