A premiação da revista francesa France Football ganhou um clima de novela após a equipe do Real Madrid anunciar que não iria participar da cerimonia de entrega dos prêmios. O troféu mais cobiçado pelos atletas é o de Melhor jogador do ano. Na lista dos favoritos havia 3 nomes da equipe merengue, entre eles estava o de Vinícius Junior, atacante brasileiro que é um dos principais nomes da equipe comandada por Carlo Ancelotti, além de Vini Jr. os nomes do lateral Carvallal e o volante Jude Bellingham faziam parte da lista dos candidatos a melhor jogador do ano na temporada 2023/2024.
O nome escolhido pelos jurados, composto por 100 profissionais da área do esporte deve ser o do volante espanhol Rodri, jogador do Manchester City.
A revelação do nome do vencedor causou grande furor da equipe espanhola e de torcedores que indicavam o nome do brasileiro para ser o vencedor deste ano de uma das principais premiações do esporte. A equipe cancelou a ida ao evento, realizada na tarde desta segunda-feira, 28/10, em Paris. A equipe havia fretado um voo para uma delegação composta por 50 pessoas, entre eles os atletas da equipe madrinista, dirigentes do clube como o Presidente Florentino Perez, funcionários do time e familiares dos atletas.
Alguns consideram que a perda do título do atleta do Real Madrid, tem ligações com a postura crítica adotada pela equipe em relação a UEFA. O clube de Florentino Pérez foi um dos principais clubes que iniciaram conversas para criar uma competição continental sem a participação da entidade máxima do futebol europeu.
Na chegada dos atletas ao local da premiação, o jogador do Manchester City, Rodri, foi alvo de vaias por parte de torcedores que cantavam o nome de Vinícius Junior em frente ao teatro. Atletas como a rainha do futebol Marta, criticaram a ausencia do jogador brasileiro. Internautas anunciaram um 'Vampetaço' no perfil da revista France Football, organizadora da premiação, como forma de protesto.
A equipe venceu os prêmios de Melhor time e melhor treinador.
Comentários: