TV Jequié - Informação e conhecimento sem fronteiras

Sexta- feira, 23 de Agosto de 2024

Bahia/Legislativo

Quem será o próximo presidente eleito?

Zé Cocá terá forças para emplacar um dos seus favoritos para a presidência da Casa de Leis?

Quem será o próximo presidente eleito?
Editoria de Arte/TV Jequié
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Cabe ao vereador fiscalizar os atos do Executivo (prefeito), votar em projetos próprios da Câmara Municipal ou de autoria do Executivo, além de sugerir matérias de interesse público, mediante indicações, projetos e moções. Os parlamentares também podem apresentar requerimentos aos mais diversos órgãos, solicitando informações que os auxiliem no trabalho de fiscalização.

PRESIDÊNCIA DO LEGISLATIVO

Para coordenar os trabalhos da Casa de Leis, os eleitos no pleito de 2024, após diplomados à função pela Justiça Eleitoral, escolherão o presidente da Câmara para dirigir os trabalhos legislativos pelos próximo 2 anos. O cargo da presidência é objeto de foco e desejo de muitos vereadores, primeiro, pelo fascínio do poder que o cargo emana, seguindo pelo número de assessores disponíveis e por último, a liderança na condução dos trabalhos.

Publicidade

QUAL SERÁ O ESCOLHIDO?

Entre os postulantes ao cargo, dois partidos acirram a disputa, com destaque para os vereadores Bui Bulhões (PP), Helder da Agrorural (PP) e Tinho de Waldeck (PDT), atual presidente. Durante a campanha eleitoral, o vereador eleito, Helder da Agrorural, já havia demonstrado por incontáveis momentos, seus interesse em assumir a cadeira número 1 da Câmara, o que agradaria ainda mais seu padrinho político, o prefeito Zé Cocá.

Bui Bulhões e Helder esperam contar com o pleno apoio do prefeito reeleito Zé Cocá (PP), para articulação e condução ao cargo, cabendo a Zé Cocá, a manobra para convencer a maioria absoluta, que resultaria na eleição de Bui Bulhões ou Helder.

FORA AMNÉSIA DISSOCIATIVA

Por outro lado, vereadores reeleitos possivelmente não queriam viver os dissabores experimentados durante essa gestão, quando votaram projetos impopulares enviados por Zé Cocá à Câmara, que quase puseram em risco suas reeleições. Possivelmente, a maioria dos reeleitos escolherá o vereador Tinho de Waldeck (PDT), na esperança e certeza de terem mais independência do legislativo e pouca interferência do executivo, requisitos extremamente necessários para recuperar a imagem do legislativo diante da opinião pública.

SOB CONTROLE

Evidentemente que após a expressiva votação nas urnas, tudo que Zé Cocá mais deseja é também o pleno controle sob o legislativo Municipal, o que lhe ajudaria muito nas aprovações de suas contas, além de ter a porteira escancarada para passar qualquer boiada, digo, qualquer solicitação como suplementação orçamentária, aprovação de projetos indigestos para a população, aumentos de impostos, cortes de salários etc.

DURO PLEITO

Pelo que foi mostrado nesse último pleito, a próxima eleição para vereador trará mais dificuldades ainda, onde cada postulante terá a dura missão de construir um legado exemplar durante seu mandato e ainda lutar mortalmente contra o poder da grana nas eleições municipais.

FONTE/CRÉDITOS: TV Jequié
Comentários:
Emanoel Andrade

Publicado por:

Emanoel Andrade

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens de ser TV Jequié

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, responderemos assim que possível.