O município de Jequié sofreu os efeitos da enchente que atingiu a cidade mês de dezembro de 2022. Com as fortes chuvas que castigou diversas regiões do estado, os rios de Contas e Jequiezinho transbordaram e a cheia, que foi é a pior desde 1981, inundou boa parte da cidade. Na ocasião, com diversas famílias atingidas com a inundação, a prefeitura de Jequié montou um esquema especial com o objetivo de atender de forma emergencial as pessoas afetadas pelas fortes chuvas.
A gestão municipal disponibilizou ponto para recebimento de doações para as famílias desabrigadas: O prédio inservível da Biblioteca Central, na Avenida Rio Branco, Centro, naquele momento serviu de ponto de coleta de donativos, como roupas, além de materiais de cama, banho, higiene pessoal e alimentos não perecíveis.
A prefeitura de Jequié também disponibilizou um canal de doações em valores que possivelmente foram doados por diversas pessoas, através de depósitos em conta bancária específica do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS):
As doações foram feitas na conta bancária específica do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS), no Banco do Brasil S.A., agência 060-4, Conta Corrente 56412-5, com a utilização da CHAVE PIX: CNPJ 18.250.800.0001-26.
Informações dão contas que artistas renomados como Tiririca e Norberto Curvelo participaram dessas doações em espécie.
Seria incentivador para as próximas campanhas, que a Prefeitura de Jequié apresentasse aos órgãos de fiscalização e a comunidade em geral, o volume arrecadado em depósitos bancários e qual foi a forma e a distribuição em ajuda passada aos necessitados, diante dessas arrecadações.
O extrato detalhado da campanha refletirá a sua importância, o êxito e o caminho a ser repetido em outras ações.
Caso tenha sido públicado na imprensa regional, a TV Jequié não teve acesso.