Hoje é comemorado o Dia Internacional da Amizade. Importante ingrediente nas relações pessoais, a amizade é capaz de superar barreira e unir pessoas. Evidentemente que tudo tem limites, ainda mais quando determinados comportamentos ferem conceitos considerados inegociáveis, impassíveis, inalteráveis como a fidelidade, a confiança e o respeito.
Uma boa amizade no campo da política pode trazer enormes benefícios para a população, fruto da força da união que pode ser convertida em ganhos para o bem comum.
Assim foi por um bom período a relação de amizade criada e mantida como base na confiança, na fidelidade e no respeito depositados por Rui Costa e Aline Peixoto em Zé Cocá, quem eles ajudaram a se projetar politicamente.
Do comando de uma pacata cidade ao governo da 11º mais populosa do estado da Bahia, passando pelo Consórcio do Vale do Jiquiriçá e pelo cargo de Deputado Estadual, à condição de hoje prefeito de Jequié, só foi possível à Zé Cocá, graças a confiança, fidelidade e a amizade com Rui Costa e Aline, que certamente sem essa relação de afetividade, os caminhos de Zé Cocá seriam outros.
Como toda avenida tem sempre uma esquina, Zé Cocá decidiu deixar de lado todos os nobres conceitos entregues a ele por Rui Costa e Aline Peixoto, e decidiu desembarcar do Transatlântico capitaneado por Rui Costa e embarcar numa canoa furada ao apoiar ACM para governador da Bahia, chegando ao ponto de dizer que Rui Costa não era um homem de palavra. Esse comportamento de Zé Cocá foi duramente repudiado pelo governador da Bahia.
AMIZADE VERDADEIRA É PARA SEMPRE
Ao longo da história, impossível negar as demonstrações de carinho e amizade de Rui Costa e, principalmente, de Aline Peixoto com a cidade de Jequié. E como boas amizades deixam suas marcas no tempo, basta olhar para o Hospital da Criança e enxergar a marca da generosidade de Aline à uma cidade, que tantos benefícios recebeu desta estima filha.
Já Rui Costa, está cravada a sua marca nos quatro cantos da cidade luz do sudoeste baiano. Da Policlínica ao Hospital Geral Prado Valadares, do Ginásio de Esportes à UPA, da Avenida Otávio Mangabeira à Tote Lomanto, do Colégio da Polícia Militar à Ponte sobre o Rio das Contas, e tantas outras demonstrações de apreço e amizade, dedicadas ao povo de Jequié por Rui Costa.
AMIZADE SE CONSTROE COM GESTOS
Rui Costa e Aline Peixoto têm um carinho tão elevado por Jequié, que quando na escolha do seu substituto para comandar os destinos da Bahia, veio à cidade sol escolher um filho da terra, um homem simples, do campo, da beira do Rio das Contas. E hoje, aquele que atravessou de canoa, da Palmeirinha para estudar em Jequié, está no Palácio de Ondina, mas com o coração cravado na cidade sol, em nome da gratidão e amizade pela cidade que o acolheu como filho. O que seria de Jequié sem a amizade de Rui Costa, Jerônimo e Aline Peixoto?
Comentários: