Faltando 18 dias para o grande dia da eleição que irá decidir o chefe do executivo e os 19 legisladores municipais, a população jequieense tem esperança de que o próximo gestor possa cuidar de uma situação que tem deixado muitos insatisfeitos, principalmente nas regiões periféricas da cidade. A mobilidade Urbana. Desde 2020, ano da pandemia de COVID-19, o jequieense enfrenta terríveis dificuldades com o transporte coletivo urbano municipal. Antes gerido pela empresa Rio de Contas, o serviço era bastante criticado por parte dos usuários e, com as medidas de restrição sanitárias impostas pelas autoridades de saúde, a situação alcançou seu ápice com greves dos motoristas e cobradores da empresa, que acusavam o atraso em pagamentos dos salários. Já a empresa, acusava falta de repasses da prefeitura.
Em 2021 a empresa decidiu abandonar o contrato de concessão com o município e deixou a população sem o serviço de transporte coletivo, imprescindível para o deslocamento dos trabalhadores que precisam do transporte e para os demais jequieenses que circulam no comércio local. Dessa forma, o transporte passou a ser feito de forma emergencial pela Cooperativa de Transportes e Turismo Borda da Mata – COOBMA, que já realizava o transporte escolar no município e teve o auxílio do transporte alternativo.
Entretanto, essa situação enfrentou diversas críticas por parte de alguns usuários, já que as vans não cumpriam a lei da gratuidade para idosos e estudantes e muitos veículos rodavam sem condições e superlotados, acima do que a lei de trânsito permite. Os trabalhadores do transporte alternativo buscaram se adequar e ter a sua situação regularizada junto ao município, deixando de ser classificada como transporte clandestino, mas o município não avançou nas tratativas e as vans deixaram de circular devido a grande repressão sofrida pelos trabalhadores por parte da Superintendência Municipal de Trânsito – SUMTRAN, que passou a autuar com maior rigor os veículos.
Após 2 anos de contrato emergencial, o município realizou uma concorrência para concessão do transporte coletivo para uma empresa que pudesse se adequar as necessidades da população, entretanto, nenhuma empresa se mostrou interessada em assumir o serviço e a única alternativa foi recorrer a COOBMA, que realizou a compra de veículos e estruturou o espaço da garagem, de acordo com o edital de concessão. Mesmo com todo esse investimento realizado pela cooperativa, o serviço de transporte coletivo ainda enfrenta muitas críticas. Se tornou comum veículos quebrados, superlotados, rotas irregulares e atrasos nos horários dos ônibus.
Desafio
Para o ano de 2025, Jequié tem a possibilidade de reeleger o atual prefeito ou eleger um novo gestor, em todo caso, o problema do transporte coletivo continuará sendo apontado pela população que utiliza o serviço e se queixa, constantemente da qualidade do mesmo.
No plano de governo dos candidatos a Prefeito de Jequié a questão da mobilidade urbana é tratada de forma distinta.
No plano de Governo da coligação PARA JEQUIÉ CONTINUAR AVANÇANDO, do candidato Zé Cocá (PP) o tema é tratado em alguns pontos. No eixo 3 INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS PÚBLICOS, o tema é citado da seguinte forma:
- Assegurar manutenção e encascalhamento das estradas vicinais para propiciar ao cidadão que vive na zona rural uma melhor qualidade de transporte e consequentemente o melhor escoamento de alimentos e da produção rural;
No tópico trânsito, é onde aparece em maior número, citações ao transporte coletivo:
- Ampliar a cobertura e qualidade do transporte público;
- Renovar a frota do transporte público;
- Implantar novos abrigos de ônibus;
- Construir terminal de integração para o Transporte Público;
- Implantar corredores exclusivos para o Transporte Público;
Apesar de ser citado 6 vezes em todo o plano de governo, não é citado os problemas apontados pela população na área em questão.
Já no plano de governo da coligação PRA FAZER MAIS POR JEQUIÉ, do candidato Alexandre da Saúde (PSD) o tema é tratado no eixo Infraestrutura englobando mais áreas, não se limitando a propostas específicas, mas tratando os problemas enfrentados pela população na área da mobilidade urbana, como efeito da omissão por parte dos poderes públicos em outras áreas.
"Durante a realização dos Seminários Temáticos em 2024, contando com a presença dos pré candidatos a prefeito e vice-prefeito, pré-candidatos/as vereadores e vereadoras, presidentes de partidos, lideranças políticas e comunitárias, foram feitos diagnósticos da importância da gestão pública do município de Jequié, identificando a necessidade de atuação da gestão municipal voltada para fortalecer o município como polo de convergência regional, voltando a atrair a população de outros municípios, com a prestação eficiente de serviços nas áreas de comércio, saúde e educação, principalmente.
Para que essa meta possa ser alcançada a Prefeitura de Jequié, deverá ser o carro-chefe na oferta de serviços de qualidade na rede de saúde, oferecendo uma educação pública de excelência, requalificando nossa infraestrutura urbana e rural, oferecendo um transporte público de qualidade, atuando na educação do trânsito, fortalecendo as parceria com os agentes de segurança pública para oferecer maior segurança à população, formando parcerias necessárias com as três esferas de governo e o setor privado para construirmos uma Jequié economicamente desenvolvida e socialmente justa."
Independente do resultado nas urnas no dia 06 de outubro, o que os jequieenses esperam do novo mandato que se inicia em janeiro de 2025, é que esta seja uma das prioridades por parte da gestão municipal e dos 19 legisladores, como forma de proporcionar um serviço público eficiente para aqueles que necessitam do transporte coletivo para estudar, trabalhar e comprar no comércio local. Veja abaixo os planos de governo dos candidatos a prefeitura de Jequié.
PLANO DE GOVERNO COLIGAÇÃO PARA JEQUIÉ CONTINUAR...
PLANO DEGOVERNO COLIGAÇÃO PRA FAZER MAIS POR JEQUIÉ
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