Ex-chefe do Departamento Nacional de Obras contra a Seca na Bahia (Dnocs), o advogado especialista em direito eleitoral Lucas Maciel Lobão Vieira voltou a ser alvo da Polícia Federal nesta quarta-feira (12), em operação deflagrada nas primeiras horas do dia. A suspeita da investigação é de que houve o desvio de máquinas e implementos agrícolas do pátio da Coordenação Estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) na Bahia (Cest-BA) entre 2019 e 2021.
Os agentes cumprem 11 mandados de busca em Salvador, Simões Filho e América Dourada, no interior baiano. De acordo com o site Metrópoles, Lucas é o principal alvo da ação. O ex-coordenador do órgão já é investigado na Operação Overclean, que desvendou um esquema bilionário de corrupção no DNOCS. Ele chegou a ser preso no fim do ano passado por suspeita de atuar em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.
Ao todo, há suspeita de uma movimentação de cerca de R$ 1,4 bilhão, incluindo R$ 825 milhões em contratos firmados com órgãos públicos apenas em 2024.
Na operação deflagrada nesta quarta, segundo a publicação, as evidências apontam para um esquema envolvendo servidores do órgão e particulares, que desviavam máquinas e implementos agrícolas destinados a associações de agricultura familiar. Em vez de serem entregues aos beneficiários legais, os equipamentos eram vendidos ou direcionados a terceiros, configurando, em tese, o crime de peculato.
Com informações do Site BNEWS
Comentários: