Informação e conhecimento sem fronteiras

Sexta-feira, 12 de Julho de 2024

Bahia/Saúde

Passageiros do TFD de Jequié passam por humilhações ao embarcar para Salvador

Sem sanitário a bordo, sem cadeiras de rodas e acessibilidade, passageiros especiais são desrespeitados durante o embargue para Salvador

Passageiros do TFD de Jequié passam por humilhações ao embarcar para Salvador
Editorial de Arte/Tv Jequié
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Choro, reclamações, nervosismo e indignação. Esses foram os sentimentos que marcaram a noite de ontem (02/07), durante o embarque de passageiros que são atendidos pelo sistema de Tratamento Fora do Domicílio – TFD, em Jequié.

Segundo o vídeo gravado e viralizado nas redes sociais, outros passageiros se revoltaram com as atitudes grosseiras e falta de tratamento adequado dispensado pelo motorista do ônibus aos passageiros na hora do embarque.

Um passageiro idoso, com sérias dificuldades de locomoção e uma outra com necessidades especiais, tiveram que enfrentar a falta de equipamentos de acessibilidade para ingressar no veículo. Os veículos usados pela Secretaria de Saúde de Jequié não possuem sanitário a bordo, nem cadeiras de rodas e acessibilidade.

PROBLEMAS RECORRENTES

O Sistema de transportes de passageiros de Jequié para Salvador via TFD, já vem sendo palco de inúmeras irregularidades. Quem acompanha o embarque diário de usuários do SUS nesse sistema, testemunha atitudes desumana dispensadas a esses pacientes. Dias atrás, foi flagrado por um advogado jequieense, Dr. Abdijalili Belchote, a entrega de tangerinas verdes como merenda, sem falar de outros casos que foram gravados e divulgados na redes sociais.

ÔNIBUS CLONADO

No dia 10/04/2023, agentes da Polícia Rodoviária Federal, 10ª Superintendência da Bahia, Unidade Operacional de Feira de Santana-Bahia, apreenderam um veículo tipo ônibus, que fazia o transporte de pacientes do Sistema TFD de Jequié para Salvador. Após ser abordado pela PRF, constatou-se que o ônibus estava trafegando com placas clonadas. O veículo foi apreendido pela polícia e o motorista foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Feira de Santana. 

Até hoje não se sabe a quem pertence o referido ônibus, a qual contrato de locação está vinculado o veículo, quem é o responsável e quais as atitudes administrativas e criminais adotadas pela prefeitura de Jequié.

A Câmara de Vereadores de Jequié se calou diante do fato, num ato de prevaricação, deixando de averiguar o crime cometido pela administração pública ao contratar um veículo clonado para prestar serviço ao munícipio.

 PREFEITURA DIVULGOU NOTA PÚBLICA, MAS SEM PROVIDÊNCIAS ATÉ HOJE

Em Nota Pública, o secretário de Saúde de Jequié, Marlon Pereira dos Santos, disse que  reitera o seu compromisso com a responsabilidade e a segurança dos pacientes atendidos por meio do TFD e, neste sentido, encaminhou um novo veículo para atendimento dos pacientes imediatamente ao ocorrido, enquanto segue aguardando o resultado das investigações, por parte do órgão federal a respeito do carro terceirizado para saber o que houve e dar encaminhamento das medidas cabíveis, ao tempo que se coloca disponível para quaisquer dúvidas e esclarecimentos.

 

FONTE/CRÉDITOS: Tv Jequié
Comentários:
TV Jequié

Publicado por:

TV Jequié

A TV Jequié Oficial é um canal de comunicação que exibe nas plataformas digitais, a exemplo de Instagram, YouTube, Facebook e compartilha também suas produções em outros meios de comunicação.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!