Viver em Jequié é um eterno apaixonar-se e ter esse amor expresso nas belas paisagens que a cidade tem e no pôr do sol que colore os céus da cidade com tons únicos e de tirar o fôlego. Não importa em que ponto da cidade você está, quando olha para o céu, pode se preparar para se apaixonar novamente por esta terra e sua gente.
Quem mora na cidade sabe que todo ano, iniciando na alvorada do dia 31 de maio até o dia 13 de junho, tem trezenário de Santo Antônio com as tradicionais barraquinhas, o parque, a capelinha de Santo Antônio e muita gente circulando no centro.
A freguesia de Santo Antônio de Jequié foi criada em 19 de janeiro de 1899 e teve a primeira igreja construída onde hoje é a Praça Luis Viana e teve como seu primeiro Vigário o Reverendíssimo Padre Jacinto Hilário Ribeiro Sanches.
Em 1914, com a grande enchente que tomou conta de grande parte da cidade, a igreja teve que mudar de local e foi construída uma nova igreja em outro local, a mesma que hoje temos como retrato da cidade, a altiva e magnífica Catedral de Santo Antônio.
No dia 13 de junho de 1945, a Freguesia de Santo Antônio de Jequié se tornou Paróquia, tendo o Bispo D. Florêncio Sisinio Vieira, concedido a benção sacerdotal.
Em 7 de Janeiro de 1979 a Paróquia de Santo Antônio foi escolhida para se tornar matriz da Diocese de Jequié e teve como Primeiro bispo o Reverendíssimo D. Cristiano Jacob Krapf. Desde lá, tivemos também como Bispo Dom José Ruy Gonçalves Lopes e hoje, temos como Bispo Diocesano Dom Paulo Romeu Dantas Bastos.
Como dito anteriormente, é impossível contar a história de Jequié sem contar a história de Santo Antônio e todos os religiosos que foram parte fundamental para o desenvolvimento desta cidade.
Histórias são contadas desde sempre sobre como Santo Antônio protege a cidade de Jequié e intercede por seus munícipes junto a Deus.
Essa fé é expressada de diversas formas, uma delas é a poesia.
"Bem merecestes ter com amor, em vossos braços, o Salvador."
Ó Santo Antônio de Pádua, padroeiro de Jequié,
Que fostes escolhido por Deus para anunciar a verdadeira fé,
Com voz forte e coração puro, fazei-nos buscar o anúncio do Senhor, na Diocese de Jequié.
Com humildade e devoção, percorrestes os caminhos da vida,
Levando a palavra divina aos corações aflitos,
Curando os doentes e os pecadores com a fé atraída.
Mostrando a todos a luz que guia pelos passos benditos.
Em vossa pregação, cativastes milhares de fiéis,
Com vossa vida de santidade e dedicação,
Ensinando-nos a amar e perdoar sem restrição.
Oh Santo Antônio de Pádua, rogai por nós e por nossa cidade,
Iluminai-nos com vossa bondade e ternura,
Protegei Jequié com vossa intercessão segura,
E fazei-nos seguir o caminho da verdade e da caridade.
No dia 13 de junho, celebramos com alegria vossa memória,
Agradecendo por vossa vida de santidade e devoção,
E pedindo vossa benção e proteção,
Para que em tudo glorifiquemos o Senhor com louvor e dedicação.
(Raíne Gomes/Poetisa Jequieense)
Comentários: