Deputados ligados a oposição ao governo de Jerônimo Rodrigues (PT) na Assembleia Legislativa da Bahia, conseguiram o número de assinaturas necessárias para instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito- CPI, que busca esclarecer o recente número de invasões de terras no estado por parte do Movimento dos Sem Terra- MST.
A lista de assinatura para a instalação da CPI, que investiga as ações do MST, um movimento dito como ligado ao Partido dos Trabalhadores-PT, estão os nomes dos deputados Cafu Barreto (PSD), Hassan de Zé Cocá (PP), Luciano Araújo (Solidariedade), Marquinho Viana (PV), Raimundinho da JR (PL), Ivana Bastos (PSD), Ângelo Coronel Filho (PSD), Cláudia Oliveira (PSD), Felipe Duarte (PP) e Adolfo Menezes (PSD).
A proposta para abertura dessa CPI pode incomodar o governador Jerónimo Rodrigues (PT), que avalia que uma investigação sobre a atuação do MST na Bahia, ligando o movimento a base do PT baiano, pode afetar a imagem da gestão e do partido junto a população baiana.
O Presidente da Assembleia, deputado Adolfo Menezes (PSD), se reuniu com parte da bancada de oposição e definiu que irá dar prosseguimento ao rito para a instalação da CPI. A oposição contará com 3 das 8 cadeiras na comissão, entre os nomes listados para compor a CPI estão Leandro de Jesus (PL), Manuel Rocha (União) e Robinho (PP).