A prefeitura de Jequié, através da Licitação de n.º 120/2022, publicou edital de disputa para aquisição de 1.200 (mil e duzentos) Notebooks modernos com especificações técnicas sendo processadores de 10ª geração, 8gb Ram, HD 512GB tipo SSD, e com sistema operacional Windows 11 especificações: - sistema operacional (1,2): Windows 11 64-bits, com valor total da compra, que conforme Ata de registro de preços, o valor final foi negociado pelo menor preço global de R$ 4.222.368,00 (quatro milhões, duzentos e vinte e dois mil e trezentos e sessenta e oito reais), sendo vencedora uma empresa de informática da cidade de Ilhéus – Bahia, processo este adjudicado em 28 de dezembro de 2022 e homologado pelo prefeito de Jequié, Zé Cocá, em 04 de janeiro de 2023.
JUSTIFICATIVA DA COMPRA
Segundo a justificativa da Secretaria Municipal de Educação, esses Notebooks seriam destinados para professores do Sistema Municipal de Ensino de Jequié com a justificativa de instrumentalizá-los com recursos tecnológicos para incrementar suas aulas, tornando-as mais atrativas, mediante práticas pedagógicas inovadoras.
DISTRIBUIÇÃO DOS EQUIPAMENTOS
A Secretaria Municipal de Educação fez a distribuição dos equipamentos para as Escolas Municipais, de acordo com o número de professores de cada unidade escolar. Em algumas unidades, por alguns professores atuarem em duas unidades de ensino, os aparelhos não foram entregues em duplicidade. Foi o caso da Escola Municipal José Simões de Carvalho, situada na Cachoerinha. Nessa unidade, 10 aparelhos de Notebooks estavam guardados na secretaria da escola. Destes, 3 seriam para a devida entrega à professores e 7 seriam devolvidos para a Secretaria Municipal de Educação.
No mês de agosto, a unidade escolar José Simões de Carvalho, foi arrombada a noite e o meliante autor do delito, furtou os 7 notebooks que seriam devolvidos à Secretária, deixando os exatos 3 aparelhos que seriam entregues aos professores.
Constatando o fato logo na manhã seguinte, a diretoria da escola solicitou a presença da Polícia Militar para fazer o Boletim de Ocorrência, e registou a queixa crime na 9ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior – CORPIN, necessário para que a Polícia Civil passasse dar início às investigações.
O QUE DIZ A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SOBRE O FATO
A reportagem da TV Jequié entrou com contato com a Secretária Municipal de Educação, Elvia Sampaio que encaminhou a seguinte nota à redação:
“A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Educação, esclarece que, após tomar conhecimento sobre o furto de um computador portátil na Escola Municipal José Simões de Carvalho, no bairro Cachoeirinha, tomou as providencias cabíveis a partir do encaminhamento junto à Polícia Civil, a fim de que a mesma possa identificar e deter o/os possíveis envolvidos e iniciou uma sindicância interna para apuração dos fatos. Vale destacar que, enquanto essa situação não tiver sido resolvida, a unidade escolar, com apoio do patrulhamento da Guarda Municipal, intensificou a segurança pública do local e, em breve, assim que a licitação pública que já foi realizada estiver concluída, a segurança das escolas municipais passará a contar com monitoramento por câmeras e alarmes, como forma complementar ao suporte de proteção ao patrimônio público, que vem aumentando de forma considerável com a aquisição de laboratórios de informática e de ciências, novos tablets, entre outros itens.”, destacou a professora Elvia Sampaio, Secretária Municipal de Educação.
DESENCONTRO DE INFORMAÇÕES
O que chama a atenção na Nota da Secretária Municipal de Educação, Elvia Sampaio, é a citação referente a quantidade de aparelhos Notebooks, como sendo apenas 1 aparelho que foi furtado na Escola Municipal José Simões de Carvalho, sendo que na verdade foram 7 aparelhos que foram furtados, coincidindo com a exata quantidade que seria devolvida para a secretaria, enquanto os outros 3 que estavam no mesmo local para ser entregues à professores, foram deixados para trás.
Comentários: