Em junho, mês em que a Prefeitura de Jequié registrou gastos superiores a R$ 15 milhões com a realização da Festa de São João, evento considerado pela prefeitura como motor da economia, o resultado econômico foi considerado pífio na geração de novos postos de trabalho.
Dados oficiais do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão do Governo Federal, apontam que a cidade encerrou o período com saldo negativo de –15 empregos formais.
A indústria foi o setor mais afetado, com a demissão de 32 trabalhadores. O comércio também registrou queda, com 7 desligamentos. A construção civil contratou 9 empregados, enquanto os serviços admitiram 15. O balanço final, entretanto, permaneceu negativo, evidenciando fragilidade na dinâmica econômica local.
Chama a atenção a geração de empregos no setor do comércio, com 7 demissões e 0 admissão. Estranho porque o São João é um evento que movimenta efetivamente a economia local. Então, qual a razão do comércio encerrar o mês de junho com saldo negativo de emprego?
Especialistas em desenvolvimento regional destacam que a ausência de um programa estruturado de incentivo fiscal voltado à atração de novas empresas pode ter limitado a capacidade de Jequié em ampliar sua base produtiva.
Desde o início da gestão Zé Cocá, foi implantado o Novo Código Tributário Municipal, que, segundo análises de empresários e representantes do setor, elevou a carga tributária e teria dificultado a vida de empresas já instaladas, além de reduzir a atratividade para novos investimentos.
O resultado de junho de 2026 apresenta uma característica interessante: Indústria demitiu 32 e Comércio 7. Esses dois setores possuem forte presença de empresas que dependem diretamente de: alvará; licença; imóvel comercial; fiscalização; taxas municipais; ISS; infraestrutura urbana; circulação e logística; demanda local.
É importante ressaltar que não há comprovação direta de que o Novo Código Tributário seja a única causa do saldo negativo de empregos. Contudo, o cenário reforça a percepção de que a falta de políticas voltadas à expansão empresarial e à geração de emprego pode impactar.
FONTE/CRÉDITOS: TV Jequié
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se