Informação e conhecimento sem fronteiras

Sexta-feira, 12 de Julho de 2024

Bahia/Jequié

Movimento dos Atingidos por Barragem de Jequié realiza oficina de Arpilleras

Atividade faz parte do projeto mulheres Atingidas bordando a resistencia

Movimento dos Atingidos por Barragem de Jequié realiza oficina de Arpilleras
Gabrielle Sodré / MAB
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Na última sexta-feira 28/06, mulheres atingidas da cidade de Jequié (BA) realizaram sua primeira oficina de Arpilleras.

O território que sofreu com enchentes dada a combinação de chuvas e abertura das comportas da Barragem Pedra, de responsabilidade da CHESF, nos anos de 2021 e 2022, ainda seguem sem reparação para as famílias.

Na atividade, que compõe o projeto “Mulheres Atingidas Bordando a Resistência“ em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) do Estado da Bahia, as participantes puderam compartilhar a realidade de seus territórios e planejar os próximos passos, além de confeccionar peças de arpilleras.

O que é

Arpillera (juta, em espanhol) é uma técnica originária do Chile, na qual se costuram retalhos de tecido sobre juta. Naquele país, as mulheres utilizaram essa ferramenta especialmente entre as décadas de 70 e 90 para denunciar as atrocidades cometidas pela ditadura de Augusto Pinochet.

Costurando denúncias sobre a ditadura e memórias dos desaparecidos durante o regime, ao fazer as arpilleras as mulheres chilenas conseguiram fortalecer o movimento de resistência e dar visibilidade nacional e internacional sobre as violências sofridas no país.

FONTE/CRÉDITOS: MAB/BAHIA
Comentários:
TV Jequié

Publicado por:

TV Jequié

A TV Jequié Oficial é um canal de comunicação que exibe nas plataformas digitais, a exemplo de Instagram, YouTube, Facebook e compartilha também suas produções em outros meios de comunicação.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!