Informação e conhecimento sem fronteiras

Terça-feira, 16 de Julho de 2024

Bahia/Justiça

MORADORES DO MORRO DO MACACO COMEMORAM A CHEGADA DA ÁGUA POTÁVEL NA COMUNIDADE

A luta da comunidade teve a participação do Vereador Ivan do Leite

MORADORES DO MORRO DO MACACO COMEMORAM A CHEGADA DA ÁGUA POTÁVEL NA COMUNIDADE
Editoria de Arte/TV Jequié
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A comunidade da “Morada dos Nobre”, conhecida Morro do Macaco, no mandacaru, estão comemorando a chegada da água potável nas torneiras das suas residências.

Após quase 2 décadas de muita luta para que a rede de abastecimento de água potável chegasse em todas as casas no Morro do Macaco, luta essa acirrada ultimamente com a peregrinação humilhante, ao ponto de ser necessário produzir vários vídeos, pedindo abastecimento por carros-pipas, a comunidade, enfim, passar a ter a dignidade de ser servida com água potável da concessionária, a Embasa.

Foi preciso acionar a justiça para fazer cumprir a garantia do direito à água, mesmo diante das inúmeras promessas de prefeito e vereadores, que aparecem para pedir o voto e depois das eleições, somem e deixam a comunidade a passar pelos velhos problemas, sem que a solução fosse apresentada. Vale registrar a participação de moradores líderes a exemplo de Priscila Bastos, Marta Muniz, Simone Mendes e o líder comunitário Luciano Chocolate.

Priscila Bastos, moradora.

Priscila Bastos Pereira foi uma das moradoras que denunciou a falta d’água e a humilhação que mais de 50 famílias passavam todos os meses, implorando à prefeitura, através da Secretaria de Serviços Públicos, para liberar os carros de abastecimento.

VEREADOR OUVIU DO POVO

Hoje, enquanto os moradores comemoravam a chegada da água, o vereador Colorido, que passeava pela localidade, foi abordado por populares que moram no Morro e aproveitaram para expressar seu descontentamento pela atuação do vereador, que segundo eles, nunca reivindicou as necessidades do Morro do Macaco, mesmo tendo sido eleito com a maioria dos votos do bairro Mandacaru.

Hoje a comunidade comemora a vitória alcançada graças a força e a união do povo, que buscaram no Ministério Público da Bahia e na Defensoria Pública do Estado, a garantia dos seus direitos, sem a intervenção de nenhum político.

ATUALIZAÇÃO DA MATÉRIA

Vale ressaltar a atitude do vereador Ivan do Leite (PSD), que na época das inúmeras reclamações dos moradores do Morro dos Macacos, sensível, o Vereador Ivan do Leite (PSD), protocolou requerimento na câmara de Vereadores, endereçado ao Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) e solicitando apoio de Deputados Estaduais e Federais, a exemplo de Antônio Brito (PSD), Paulo Magalhães (PSD) e o Deputado Estadual Patrick Lopes (AVANTE).

Em 2023, o vereador pediu ao Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) e solicitando apoio de Deputados Estaduais e Federais, a exemplo de Antônio Brito (PSD), Paulo Magalhães (PSD) e o Deputado Estadual Patrick Lopes (AVANTE), a implantação do Sistema de àgua para o Morro

No requerimento, o vereador sinaliza que o acesso a água é direito universal.

Considerando que é conceito da universalização previsto no Plano Nacional de Saneamento Básico, preconizando fornecimento de água potável para todos os moradores de comunidades urbanas e rurais e que tal benfeitoria é de grande importância para a população Rural e Urbana.

 Água potável significa qualidade de vida. Por isso, demonstramos ao governador do estado, por meio deste Requerimento, nossa preocupação com a melhoria da qualidade de vida dos moradores da Comunidade do Morro dos Macacos, na cidade de Jequié BA, que há muito tempo reivindicam o benefício. Esperamos que até o fim deste mês possamos ter uma resposta positiva do Poder Executivo Estadual aos moradores da referida comunidade” Justificou o vereador Ivan do Leite, em seu requerimento.

FONTE/CRÉDITOS: Tv Jequié
Comentários:
TV Jequié

Publicado por:

TV Jequié

A TV Jequié Oficial é um canal de comunicação que exibe nas plataformas digitais, a exemplo de Instagram, YouTube, Facebook e compartilha também suas produções em outros meios de comunicação.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, responderemos assim que possível.