Em Janeiro de 2024, Zé Cocá garantiu transporte de qualidade para a população de Jequié
Para Zé Cocá (PP), o ano de 2025 não começou muito bem. Além dos rumores da desarmonia entre o prefeito de Jequié e a Câmara de Vereadores que vem se queixando do relacionamento institucional marcado pela frieza e distanciamento, agora é o problema do transporte público que surge como uma significativa dor de cabeça para a gestão.
A empresa que detém a licença para operar o Sistema de Transporte Público Municipal, Coobma – Cooperativa de Transporte e Turismo Borda da Mata, anunciou em suas redes sociais, a paralização total do serviço, deixando a população na mão.
Segundo informações extraoficial, a empresa vinha operando com dificuldades, tendo que reduzir gradativamente o número de veículos nas rotas, ocasionando a deficiência no sistema.
No terminal de coletivos da Praça da Bandeira, foi possível constatar nesse final de tarde de sexta-feira, muitos passageiros a espera do transporte para retornarem para casa depois da jornada de trabalho. Muitos optaram por contratar os veículos que operam por aplicativos de passageiros, a única alternativa disponível para uma cidade de 160 mil habitantes que parece começar a mergulhar numa crise administrativa.
A redação da TV Jequié tentou contato com Karla Geambastiane, superintendente da Sumtran, órgão responsável pelo transporte coletivo da cidade, porém, as ligações não foram atendidas. Da mesma forma, as ligações feitas para a COOBMA não foram atendidas.
LICITAÇÃO
Em 24/01/2024, o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), anunciou a empresa vencedora da licitação para operar o transporte público em Jequié. De acordo com o prefeito, a empresa vencedora foi a COOBMA – Cooperativa de Transporte e Turismo Borda da Mata, única empresa a comparecer ao certame realizado no dia 19 de dezembro.
De acordo com o Termo de Referência para a Licitação do Serviço de Transporte Coletivo por ônibus, terá prazo de licença de concessão para 5 anos, sem caráter de exclusividade e a gestão será feita pela Secretaria de Serviços Públicos, cuja operação dos serviços de transporte coletivo municipal de passageiros, organizada em um único lote, será executada sob o planejamento, organização, direção, coordenação, controle e fiscalização da Prefeitura de Jequié.
O valor estimado do Contrato foi de R$ 62.166.960 (sessenta e dois milhões cento e sessenta e seis mil e novecentos e sessenta reais)
Comentários: