Informação e conhecimento sem fronteiras

Sexta-feira, 12 de Julho de 2024

Bahia/Saúde

Jequié recebe do Ministério da Saúde Selo de Boas Práticas rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e Sífilis

De acordo com o secretário de Saúde, Marlon Pereira, essa dupla certificação é o reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido

Jequié recebe do Ministério da Saúde Selo de Boas Práticas rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e Sífilis
SECOM/PMJ
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Jequié segue com as estratégias de reforço às ações de vigilância, prevenção e controle da transmissão vertical de HIV e sífilis rumo às metas de eliminação da transmissão vertical dessas doenças e, por isso, recebeu dupla certificação do Ministério da Saúde. A solenidade de reconhecimento público ocorreu na última sexta-feira, 8, no auditório do Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília. Estiveram presentes, o secretário de Saúde, Marlon Pereira; a diretora de Vigilância Epidemiológica, Francielli Cardoso; e a diretora da Assistência a Saúde, Marisna Gomes, representando a Prefeitura de Jequié; demais gestores de Saúde de 72 municípios brasileiros.

O processo de certificação iniciou-se no mês de maio e nos dias 16, 17 e 18 de outubro, a cidade recebeu uma visita técnica da equipe de validação do Ministério da Saúde. A Bahia teve os primeiros municípios  com mais de 100 mil habitantes certificados com o Selo de Boas Práticas rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e/ou Sífilis pelo MS, em alinhamento com a estratégia global do setor de saúde sobre HIV e IST, da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Estratégia Fast-Track do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/Aids (Unaids) e o Plano de Ação para Prevenção e Controle do HIV e IST da Organização Pan Americana da Saúde (Opas) (WHO, 2016a, 2016b; UNAIDS, 2016; PAHO, 2016). Barreiras, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista e Jequié, que recebeu dois Selos Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical da Sífilis.

A transmissão vertical ocorre quando a criança é infectada por alguma IST durante a gestação, parto, e em alguns casos durante a amamentação. Para o secretário de Saúde, Marlon Pereira, essa dupla certificação é o reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido, tanto na Atenção Primária à Saúde, quanto nos demais equipamentos de Saúde com atendimento SUS do município.

“Graças a Deus, temos procurado agir sempre buscando o aperfeiçoamento das ações de Saúde de modo que resultem em atendimentos mais humanizados, com acolhimento, de forma cada vez mais pontuais, buscando ofertar serviços com o máximo de qualidade. Temos como porta de entrada do SUS a Atenção Primária à Saúde e, através das Unidades de Saúde, com a disponibilização da testagem para as infecções sexualmente transmissíveis e, em caso de confirmação, a usuária é direcionada para a agenda do enfermeiro no mesmo dia, onde inicia o seu tratamento. Isso tem sido uma constante e os resultados têm sido bastante satisfatórios.”, comemorou o secretário de Saúde, Marlon Pereira.

FONTE/CRÉDITOS: SECOM/PMJ
Comentários:
TV Jequié

Publicado por:

TV Jequié

A TV Jequié Oficial é um canal de comunicação que exibe nas plataformas digitais, a exemplo de Instagram, YouTube, Facebook e compartilha também suas produções em outros meios de comunicação.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!