Informação e conhecimento sem fronteiras

Terça-feira, 30 de Abril de 2024

Bahia/Educação

JEQUIÉ:Pais de alunos da Zona Rural fazem duras críticas à Secretaria de Educação

Pais fazem "vaquinha" para abastecer o Transporte Escolar no Município

JEQUIÉ:Pais de alunos da Zona Rural fazem duras críticas à Secretaria de Educação
Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Pais de alunos da Escola Municipal Arlindo Cruz, localizada no Assentamento Santa Cruz, região rural de Jequié, à 7 km do bairro Mandacaru, se reuniram para gravar um vídeo de alerta para os órgãos de controle e fiscalização da Educação Municipal, chamando a atenção das condições de funcionamento da Unidade Escolar.

Segundo o grupo de pais, a Escola Municipal Arlindo Cruz, estudam aproximadamente 20 alunos em sistema Multisseriado, atendendo desde o Pré ao 5º ano, no turno matutino.

As principais queixas, conforme o vídeo gravado, se relacionam não só ao transporte escolar dos alunos, que funciona de acordo a bondade dos motoristas e pais de alunos que em vários momentos, já fizeram “vaquinha” para abastecer o veículo oficial do transporte escolar. Outra reclamação, segundo os pais é a troca constante de professores, chegando à 5ª profissional da educação substituída em pouco tempo na Unidade Escolar.

ESTAVA TUDO BEM

Os pais informaram a redação da TV Jequié que há muitos anos, sob a direção de uma professora que mora na localidade, de prenome Sueli, a comunidade vivia contente com o funcionamento da educação no Assentamento Santa Cruz, diante do compromisso e profissionalismo da professora Sueli, que chegou a dar conta, sozinha, dos alunos do Pré até aos alunos do 5º ano, mesmo com a falta de cuidadores na sala de aula. Além das atividades rotineiras em sala de aula, a professora desenvolvia atividades extraclasse, com ensino de técnicas de agricultura, com cultivo de horta que após cuidada pelos alunos, a produção era dividida entre os moradores da localidade.

MAIS QUEIXAS

Os pais dos alunos da Escola Municipal Arlindo Cruz ainda reportam sobre o péssimo estado de conservação que se encontra a escola, sem infraestrutura básica para o ensino, sem muro de proteção e com a presença constante de animais. Inclusive, em dezembro passado, segundo os pais, foi necessário interromper as aulas para dedetizar a escola em razão da infestação de pragas, a exemplo do carrapato e piolhos que infestou as salas de aula, que sem grade de proteção, animais convivem muito próximos à sala de aula.

FISCALIZAÇÃO

Com tantos apontamentos da gestão pública com relação aos volumosos investimentos que estão sendo feitos na Educação de Jequié, é preciso dotar as unidades escolares mais distantes do centro da cidade, principais as rurais, de infraestrutura básica para o funcionamento da unidade. O Ministério Público da Bahia, o Conselho Municipal de Educação e o Legislativo Municipal precisam acompanhar de perto a veracidade dos relatos feitos pelos pais de alunos da Zona Rural.

FONTE/CRÉDITOS: TV Jequié
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!