Os defensores insensatos e insólitos da gestão municipal, ao tomarem conhecimento da reportagem exibida pela Rede Record de São Paulo, no domingo passado (18/04), adiantaram o passo e foram ofegantes às redes sociais, sem ao mesmo pesquisar e investigar os dados da violência em Jequié, e cuidaram lofo de afirmarem que a reportagem tem puro cunho político, coisa de oposição, com o foco em descredenciar o trabalho que o prefeito Zé Cocá (PP), vem fazendo em Jequié e tentar prejudicar o São João de Jequié.
CIDADES MAIS VIOLENTAS
O município de Jequié ganhou o título nacional de Cidade mais Violenta do Brasil, por ter tido uma taxa de 88,8 assassinatos para cada grupo de 100 mil pessoas. Além de Jequié, apareceram no topo os municípios de Santo Antônio de Jesus, Simões Filho e Camaçari. Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, Sorriso, no Mato Grosso, e Altamira, no Pará, também possuem taxas de homicídio elevadas.
DADOS DA VIOLÊNCIA

Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia e a Polícia Civil da Bahia, o levantamento apresentado pelo AIPS, no município de Jequié, o primeiro trimestre de 2023, apontou 32 vítimas por Homicídio Doloso, sendo 14 no mês de janeiro, 07 em fevereiro e 11 em março.
Já neste ano, 2024, o número de vítimas por Homicídio Doloso subiu para 43, sendo 13 no mês de janeiro, 18 no mês de fevereiro e 12 no mês de março.
OPINIÃO
Ouvido pela reportagem da Rede Record, o jornalista Júnior Mascote, apresentador do Programa Policial Rota 89, na Jequié FM, afirmou que boa parte das ordens para crimes na cidade de Jequié, parte de dentro do presídio de Jequié. Na reportagem, cita que a maioria das mortes violentas em Jequié está ligada ao tráfico de drogas e a disputa por pontos de comercialização de entorpecentes.
SÃO JOÃO DE JEQUIÉ
Nas redes sociais, diversos internautas, principalmente ligados à gestão municipal, atribuíram a reportagem da Rede Record de Televisão como uma ação política para prejudicar a cidade de Jequié, que está buscando realizar uma grande festa de São João, com a presença já marcada de artistas de destaque nacional, e essa reportagem pode influenciar negativamente na atração de turistas para a festa.
Comentários: