Anunciada como uma obra esperada há décadas pela comunidade, o asfaltamento da via de acesso principal ao bairro Jardim Tropical, já apresenta sinais de má qualidade na execução da obra, muito antes de ser entregue à comunidade.
No anúncio das obras, o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), acompanhando da comitiva de obras, visitou os moradores, tirou fotos, produziu vídeos que circularam incansavelmente nas redes sociais, comemorando o grande feito: o sonho dos moradores.
De fato, o asfaltamento da via de acesso principal ao Loteamento Jardim Tropical, é, sem dúvidas, uma obra importante para os moradores. Mas essa obra, como outras, segue os mesmos caminhos de outras quando a observação é referente à transparência no uso dos recursos públicos. Não há indicação de placa técnica da obra, como valores investidos, origem dos recursos, prazo de execução e empresa responsável. Há apenas uma placa de propaganda com o objetivo de enaltecer a gestão pública pelo feito.
É possível ver nas fotos colhidas ontem, 08/02, a falta de cuidado nos limitadores (meios-fios), indispensáveis na proteção dos bordos da via, dos efeitos da erosão causado pelo escoamento das águas das chuvas, além da ausência de sarjeta lateral. Certamente, uma avaliação técnica básica de engenharia não aprovaria esta obra, condenaria e obrigaria a refazer todo o serviço executado.
A falta de meios-fios e guias em uma via pavimentada pode provocar o início da deterioração de toda a via pavimentada. Em se tratando de pavimentação por asfalto, esse desgaste começa nas laterais da via, provocando rachaduras até o centro da via, até a completa destruição da camada revestida.
Outra reclamação dos moradores do bairro Jardim Tropical é com relação a quadra poliesportiva que foi construída na localidade. Além de não ser uma quadra coberta, padrão do Ministério do Esportes, no quesito grade de proteção, as normas técnicas preveem a utilização de tela de arame galvanizado (fio n.º 14) em malha quadrangular com espaçamento de 2” e acabamento das pontas tipo “standard” (dobradas), a secretaria de infraestrutura de Jequié permitiu que a empresa executora substituísse esse item importante de segurança por rede de nylon. Como resultado, mesmo antes de ser entregues à comunidade, jovens que praticam esportes nessa quadra, já promoveram diversos “remendos”, na tela de proteção, sem falar das confusões que eles se envolvem quando a bola sai da quadra e vai parar nos telhados das casas próximas, provocando danos nos telhados dos moradores.
Na foto acima é possível notar claramente, que a rede de energia elétrica está assentada, de forma perigosa, na estrutura metálica da quadra esportiva. Fora do padrão recomendado pelos órgãos de segurança, conforme normas técnicas, essa irresponsabilidade pode provocar descargas elétricas e levar a morte, caso essa rede perca seu revestimento protetor em decorrência do atrito e dos efeitos do tempo e da natureza.
Comentários: