TV Jequié - Informação e conhecimento sem fronteiras

Aguarde, carregando...

terça-feira, 12 de maio de 2026

Notícias/Saúde

JEQUIÉ: MORADORES DENUNCIAM ESCOLA ABANDONADA QUE FUNCIONA COMO POSTO DE SAÚDE

Em péssimo estado de conservação, com fezes de animais, telhado danificado, sem água, sem energia elétrica e sem sanitário, o local é usado para atendimento médico da comunidade

JEQUIÉ: MORADORES DENUNCIAM ESCOLA ABANDONADA QUE FUNCIONA COMO POSTO DE SAÚDE
Editorial de Arte
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
N8

Exatamente R$177.820.996,90 (cento e setenta e sete milhões, oitocentos e vinte mil, novecentos e noventa e seis reais e noventa centavos) foi o total gasto pela Prefeitura de Jequié na manutenção do Sistema Básico de Saúde Pública do município. segundo dados apresentados ao TCM – Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia. Todo esse valor é referente a os recursos recebidos pela prefeitura no ano de 2024, provenientes dos recursos próprios do município, somados às transferências estaduais e federais.

Para se ter melhor compreensão do tamanho desses recursos gastos pela prefeitura de Jequié, basta comparar com o total de repasses feitos ao município de Ipiaú, por exemplo, que gastou em 2024, exatos R$ 40.338.495,22 (quarenta milhões, trezentos e trinta e oito mil). Quatrocentos e noventa e cinco reais e vinte e dois centavos, para manter em funcionamento todos os serviços de saúde básica direcionados aos usuários do Sistema SUS.

Mesmo assim, na saúde de Jequié acontecem fatos inacreditáveis. Uma escola abandonada, em péssimo estado de conservação, com fezes de animais, telhado danificado, sem qualquer estrutura sanitária, serve como Unidade de Saúde Básica. Como mostra o vídeo, é sobre uma mesa velha que os moradores da região rural da Água Vermelha são atendidos pelo médico visitante.

Imagens: Redes Sociais

Para agravar ainda mais a situação, o colégio abandonado não possui energia elétrica e tão pouco água potável e sanitário, elementos indispensáveis exigidos pela vigilância sanitária para autorizar o funcionamento de uma unidade de saúde.

Como se não bastassem as reclamações diárias da população de Jequié, relacionadas à falta de medicamentos nas unidades de saúde, de disponibilidade de consultas e exames de baixa e média complexidade, além de enfermeiros suficientes para o atendimento na sede do município, agora surge essa calamidade estampada numa comunidade carente, desassistida, como retrato da ineficiência e ineficácia do setor de saúde do município.

A reportagem tentou contato com o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Jequié, mas não foi atendida nas ligações telefônicas realizadas.

FONTE/CRÉDITOS: TV Jequié
TV Jequié

Publicado por:

TV Jequié

A TV Jequié Oficial é um canal de comunicação que exibe nas plataformas digitais, a exemplo de Instagram, YouTube, Facebook e compartilha também suas produções em outros meios de comunicação.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Tv Jequié
Envie sua mensagem, responderemos assim que possível.
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR