O Ministério da Saúde publicou no último dia 01/07, o edital n.º04/2024 para contratação de médicos para atuarem em diversos municípios do país, como forma de reforçar a saúde pública com mais de 3 mil profissionais. A Bahia conta 246 vagas, sendo que 3 destas vagas são para o município de Jequié.
Alvo constante de reclamação por parte da população local, a falta de médicos tem se tornado comum e afeta a atenção primária, sobrecarregando os profissionais que já atuam e outros equipamentos de saúde como o Hospital Geral Prado Valadares, UPA e a Santa Casa. A medida é um alívio para a população que busca atendimento médico na rede municipal e não consegue atendimento, chegando a ficar meses sem conseguir agendar uma consulta ou realizar procedimentos.
“O Mais Médicos é uma realidade e faz a diferença. Quando assumimos o governo, havia apenas 12 mil médicos. Com este edital, retomamos nossa meta de alcançar 28 mil médicos", celebrou a ministra da Saúde, Nísia Trindade. "Pela primeira vez, o edital segue a política de cotas aprovada em lei, uma prioridade do governo federal. Cumprimos, assim, nossa visão de inclusão, e por isso estou muito feliz em fazer este anúncio", acrescentou a ministra durante agenda com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no município de Salvador, Bahia, na última segunda-feira (1º).
Será concedida bolsa-formação de R$ 14.058/mês, que poderá ser paga pelo prazo de 48 meses. Os percentuais das vagas válidas no novo edital obedecerão às exigências de cotas para concursos públicos o qual prevê o mínimo de 20% de cotas étnico-raciais, e a lei de cotas para PCD, com o mínimo de 9%.
Entenda o edital do Mais Médicos
Para os grupos étnico-raciais, serão ofertados 20% das vagas, priorizadas da seguinte forma:
- para municípios que têm 2 vagas: 50%
- para municípios que têm entre 3 a 10 vagas: 20%
- para municípios que têm mais de 10 vagas: 20%
Podem participar da seleção profissionais brasileiros, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS). Os médicos brasileiros formados no Brasil continuam a ter preferência na seleção.
Desde 2023, com a retomada do Mais Médicos, o governo federal implementou melhorias no modelo do programa, onde os profissionais contam com oportunidades de especialização e mestrado por meio da Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde, que integra os programas de formação, provimento e educação pelo trabalho no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Veja abaixo o edital de chamamento e o quadro de vagas.
QUADRO DE VAGAS EDITAL N.º04/2024 PROGRAMA MAIS MÉDICOS
Comentários: