Informação e conhecimento sem fronteiras

Terça-feira, 16 de Julho de 2024

Bahia/Saúde

Jequié: Ministério da Saúde divulga novo edital do programa Mais Médicos com 3 vagas

Novos profissionais devem reforçar a saúde pública municipal

Jequié: Ministério da Saúde divulga novo edital do programa Mais Médicos com 3 vagas
Reprodução
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Ministério da Saúde publicou no último dia 01/07, o edital n.º04/2024 para contratação de médicos para atuarem em  diversos municípios do país, como forma de reforçar a saúde pública com mais de 3 mil profissionais. A Bahia conta 246 vagas, sendo que 3 destas vagas são para o município de Jequié.

Alvo constante de reclamação por parte da população local, a falta de médicos tem se tornado comum e afeta a atenção primária, sobrecarregando os profissionais que já atuam e outros equipamentos de saúde como o Hospital Geral Prado Valadares, UPA e a Santa Casa. A medida é um alívio para a população que busca atendimento médico na rede municipal e não consegue atendimento, chegando a ficar meses sem conseguir agendar uma consulta ou realizar procedimentos. 

“O Mais Médicos é uma realidade e faz a diferença. Quando assumimos o governo, havia apenas 12 mil médicos. Com este edital, retomamos nossa meta de alcançar 28 mil médicos", celebrou a ministra da Saúde, Nísia Trindade. "Pela primeira vez, o edital segue a política de cotas aprovada em lei, uma prioridade do governo federal. Cumprimos, assim, nossa visão de inclusão, e por isso estou muito feliz em fazer este anúncio", acrescentou a ministra durante agenda com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no município de Salvador, Bahia, na última segunda-feira (1º).

Será concedida bolsa-formação de R$ 14.058/mês, que poderá ser paga pelo prazo de 48 meses. Os percentuais das vagas válidas no novo edital obedecerão às exigências de cotas para concursos públicos o qual prevê o mínimo de 20% de cotas étnico-raciais, e a lei de cotas para PCD, com o mínimo de 9%. 

Entenda o edital do Mais Médicos 

Para os grupos étnico-raciais, serão ofertados 20% das vagas, priorizadas da seguinte forma: 

  • para municípios que têm 2 vagas: 50%
  • para municípios que têm entre 3 a 10 vagas: 20%
  • para municípios que têm mais de 10 vagas: 20%

Podem participar da seleção profissionais brasileiros, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS). Os médicos brasileiros formados no Brasil continuam a ter preferência na seleção. 

Desde 2023, com a retomada do Mais Médicos, o governo federal implementou melhorias no modelo do programa, onde os profissionais contam com oportunidades de especialização e mestrado por meio da Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde, que integra os programas de formação, provimento e educação pelo trabalho no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Veja abaixo o edital de chamamento e o quadro de vagas.

QUADRO DE VAGAS EDITAL N.º04/2024 PROGRAMA MAIS MÉDICOS

FONTE/CRÉDITOS: TV Jequié
Comentários:
TV Jequié

Publicado por:

TV Jequié

A TV Jequié Oficial é um canal de comunicação que exibe nas plataformas digitais, a exemplo de Instagram, YouTube, Facebook e compartilha também suas produções em outros meios de comunicação.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, responderemos assim que possível.