Informação e conhecimento sem fronteiras

Sexta-feira, 12 de Julho de 2024

Bahia/Violência Urbana

JEQUIÉ É A 2ª CIDADE MAIS VIOLENTA DO BRASIL, APONTA ATLAS DA VIOLÊNCIA 2024

Os dados são do Atlas da Violência 2024, divulgado dia 18/06, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

JEQUIÉ É A 2ª CIDADE MAIS VIOLENTA DO BRASIL, APONTA ATLAS DA VIOLÊNCIA 2024
Divugação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Bahia é o estado com o maior números de cidades entre as mais violentas do Brasil, segundo dados do Atlas da Violência 2024, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nesta terça-feira (18).

O município de Santo Antônio de Jesus, localizado no recôncavo baiano, aparece como a mais violenta do país, com uma taxa de 94,1 homicídios por 100 mil habitantes. Conforme o Censo 2022, a cidade conta com uma população de 103 mil pessoas.

Na sequência da lista aparecem Jequié (91,9 homicídios por 100 mil habitantes), Simões Filho (81,2), Camaçari (76,6) e Juazeiro (72,3). 

Quando são analisados os 20 municípios mais violentos do país, onze estão na Bahia. Salvador aparece em 9º lugar no ranking, sendo a capital com maior índices de homicídios. Depois vem Feira de Santana (10º), Ilhéus (15º), Luís Eduardo Magalhães (16º) e Teixeira de Freitas (19º).

A capital baiana, que tem uma população de 2.417.678 de pessoas, registrou 1.568 assassinatos registrados e 37 ocultos. A taxa de morte a cada 100 mil habitante é de 66,4, a mais alta entre as capitais do país.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirmou que a redução das mortes violentas é uma prioridade no estado. Além disso, informou que, nos últimos 17 meses, a polícia da Bahia apreendeu 80 fuzis, localizou 81 líderes de facções, retirou das ruas 15 toneladas de drogas, apreendeu 9 mil armas de fogo e capturou 26 mil criminosos.

"Neste momento, quatro Cursos de Formação estão sendo realizados na Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento de Polícia Técnica e Corpo de Bombeiros. Serão mais 2 mil novos policiais e bombeiros até o final de 2024. O Estado entregou ainda 1.500 viaturas, algumas delas semiblindadas, e novos equipamentos de proteção individual", anunciou a pasta.

O Atlas da Violência 2024 utiliza dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, para compor um panorama detalhado da violência no país.

Com informações do Site Bocão News

FONTE/CRÉDITOS: Bocão News
Comentários:
TV Jequié

Publicado por:

TV Jequié

A TV Jequié Oficial é um canal de comunicação que exibe nas plataformas digitais, a exemplo de Instagram, YouTube, Facebook e compartilha também suas produções em outros meios de comunicação.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!