Informação e conhecimento sem fronteiras

Sexta-feira, 12 de Julho de 2024

Bahia/Política

JEQUIÉ : As peças do xadrez da política já se movimentam

Dinâmica como a ciência. Veloz como raio. O que está para mudar diante da corrida eleitoral de 2024?

JEQUIÉ : As peças do xadrez da política já se movimentam
Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Esse ano não é só um ano de eleição.

É ano de garantir 4 anos de comodidades, benefícios e um salário invejável de R$ 17.500,00, sem um dia de atraso durante 48 meses. Além disso, tem carro com combustível a disposição, aparelho celular, diárias, férias, assessores, descanso anual de quase 60 dias etc.

Se fizer um levantamento na economia de Jequié, em toda estrutura industrial, comercial ou de serviço, é muito difícil encontrar um gerente ou administrador de empresa que tenha salário de R$ 17.500,00, como serão para os legisladores municipais a partir de janeiro de 2025.

Como o ano é eleitoral, após ouvir o posicionamento de vários especialistas no assunto, a TV Jequié compartilha essa audição, acrescentando que pela dinâmica da política, os apontamentos abaixo são apenas prognósticos, podendo mudar a qualquer momento, inclusive possível de discordado por leitores dessa matéria.

ELEIÇÕES PARA PREFEITO

GRUPO GOVERNISTA

Na chapa majoritária da situação a definição já está clara com Zé Cocá (PP), candidato à reeleição. A disputa agora é quem será o candidato a vice de Zé Cocá. Na condição de líder em envios de Emendas Parlamentares à Jequié, o deputado Leur Lomanto deverá ter o direito de opinar indicando o secretário Mateus Bodega ou o vereador Gutinha como seus preferidos ao cargo.

A Câmara de Vereadores indicou o vereador Colorido, que surgiu na política das mãos da ex-prefeita Tânia Britto e Roberto Britto. 10 vereadores endossaram seu passe à condição de vice de Zé Cocá que ainda não acenou para o gesto parlamentar.

Por última opção, a mais provável, corre por fora em larga vantagem frente ao demais, o sobrinho de Zé Cocá, Flávio Brandão, o Flavinho, figura desconhecida da sociedade jequieense, mas que aos poucos está sendo apresentado em reuniões, decisões importantes da política e da administração, visitas comunitárias e até mesmo atos institucionais do poder executivo, como inaugurações, mesmo não sendo oficialmente, membro do governo municipal.

GRUPO OPOSICIONISTA

ALEXANDRE DA SAÚDE

Anunciado pelo Deputado Federal Antonio Brito, Alexandre da Saúde fará parte da disputa eleitoral e terá como vantagem a união de vários partidos, de 4 vereadores em exercício, Ivan do Leite, João Paulo, Moana Meira e Sidney Magal, além da expressividade política e eleitoral do Deputado Federal mais bem avaliado na câmara federal, Antonio Brito que obteve na última eleição, 26079 votos (30,60%), que contará ainda com o apoio do governador Jerônimo Rodrigues, do Ministro Rui Costa, dos senadores Jaques Wagner e Otto Alencar, além do presidente Lula.

DR MAURÍCIO CAVALCANTI

Bastante conceituado e com fácil acesso às entidades de classe, como CDL, ACIJ, Rotary, Lions, Lojas Maçônicas, Conselho Comunitário, Conselhos de Educação, Saúde e Segurança, o Promotor de Justiça, Dr. Maurício Cavalcanti, poderá ser a terceira via, como candidato a prefeito de Jequié, representante o PL – Partido Liberal, que na última eleição para prefeito, com a sigla Patriotas, obteve 27.407, tendo James Meira como candidato. A boa herança poderá tornar o páreo mais disputado em Jequié.

PARTIDO DOS TRABALHADORES

O Partido dos Trabalhadores certamente terá dois nomes que representarão os anseios do partido na disputa majoritária. O ex-vereador Régis Silva e Jeferson Andrade. Entretanto, conversas internas estão na direção do fortalecimento do partido para disputa eleitoral desse ano

ELEIÇÕES PARA VEREADORES

PSD – PARTIDO SOCIALISTA DEMOCRATICO

Nesse partido concorrerão os vereadores em mandato como Sidney Magal, Moana Meira e João Paulo e Ivan do Leite, hoje no UB e que poderá seguir para o UB, além de outros candidatos que farão parte do partido, sob a força política e eleitoral do Deputado Federal Antonio Brito.

PT – PARTIDO DOS TRABALHADORES

Partido do governo do estado, deverá apresentar candidatos a reeleição e eleição, como os candidatos Caio César, Joílson, o ex-vereador Régis Silva, Professor Jó, Ederaldo Fernandes, João Magno, Simone da Van, entre outros que ainda estão em conversas partidárias.

UB - UNIÃO BRASIL - 22

Com o partido do Deputado Federal Leur Lomanto, havia uma conversa para acomodar o candidato Aroldo Brito, candidato com mais de 1.700 votos na última eleição pelo partido PSB. Mas essa manobra não foi bem-vista pelo secretário Mateus Bodega que na disputa poderia apenas ajudar a eleger seu concorrente de partido. Esperar para ver o que acontece. Já o vereador Bui Bulhões, segundo informações, seu passe para ingressar no UB, ocorrerá mediante gravação de um vídeo declarando seu inteiro apoio ao Deputado Federal Leur Lomanto, acordo que deverá ser inteiramente cumprido nas eleições de 2026.

PP - PARTIDO PROGRESSISTA

Esse é o partido mais cobiçado por quem tem mandato e por quem deseja ingressar na política. Partido do prefeito Zé Cocá, que pretende eleger até 5 vereadores contando com os votos de legenda. Os vereadores Ziel, Gutinha e Colorido não querem ficar no PP, pois os vereadores Joaquim Caires e Duda Simões pretendem fazer parte do partido. Com isso a ameaça de não eleição para Colorido, Ziel e Gutinha é certa. Já o destemido vereador Walmiral Marinho sabe que tem musculatura para ficar no PP e ser eleito como mais votado do partido. Um fato interessante é que o vereador Colorido não é a favor do ingresso dos vereadores Duda Simões e Joaquim Caires no partido PP.

Diante desse cenário, o prefeito Zé Cocá tem nas mãos um grande problema. Montar 4 partidos para acomodar sua base com 12 vereadores de mandato, entre eles os vereadores do seu partido, o PP, a exemplo de Colorido, Gutinha e Ziel, além de seus possíveis candidatos mais próximos como o secretário Helder Souza, Wagner Amparo, Elvia Sampaio, Lucindo Meneses e Marlon Pereira, além da ex-vereadora Laninha, Analu Duarte, Coronel Gondim, Macêdo e entre outros que poderão ser surpresa em votação, deixando os atuais vereadores de fora da câmara para o próximo mandato.

PDT - PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA

Comandado por muitos anos pelo atual Deputado Estadual, Euclides Fernandes, o PDT foi um presente recebido do diretório estadual pelo atual presidente da câmara, vereador Tinho de Waldeck, que numa jogada de mestre, garantindo que o partido teria 2 vagas na câmara, possibilidade muitíssimo improvável, convidou a vereadora Professora Cida para lhe ajudar a elegê-lo, contando com os votos dela e de outros candidatos expressivos, como o ex-vereador Franco, o servidor público, Cristian do INSS, Prof. Zé Carlos, o GM Nélio, irmão de Chico de Alfredo  e demais candidatos que farão parte do partido.

PL – PARTIDO LIBERAL

Da Direita Nacional, o PL fez um grande encontro recente na câmara de vereadores, que contou com participação do presidente estadual do partido, João Roma e sua esposa, Deputada Federal Roberta Roma. Nesse encontro, João Roma e sua esposa abraçaram o vereador Soldado Gilvan, mesmo diante das manifestações contrárias de membros do diretório local.

Roma disse que não renunciaria o apoio ao Soldado Gilvan no partido PL, por se tratar de um vereador atuante, com 3 mandatos, larga experiência parlamentar e bom de urna. Os demais que farão parte do PL local que se cuidem pois segundo prognósticos, Soldado Gilvan terá votação expressiva bem além dos demais candidatos do PL.

PARTIDO VERDE – PV

Mas mãos do Prefeito Zé Cocá, o PV foi presenteado para o vereador Marcos do Ovo que deverá convidar candidatos para ajudá-lo a reeleger para seu segundo mandato. Não será uma tarefa fácil, pois muitos candidatos estão cansados de ser escada. Entretanto, um Deputado Estadual talvez se encarregue de rechear o partido para ajudar Marcos do Ovo nessa missão.

PSDB – PARTIDO SOCIALISTA DEMOCRÁTICO BRASILEIRO

Ainda falando de Aroldo Brito, o PSDB, sob o comando do deputado federal Leur Lomanto poderá amparar o candidato Aroldo Brito, aguardado como a grande surpresa da próxima eleição. O problema é que Aroldo é temido por muitos pelo seu desempenho eleitoral nas últimas eleições municipais.

PMN - PARTIDO DA MOBILIZAÇÃO NACIONAL

Este poderá ser o partido escolhido pelo vereador Colorido caso não deseje continuar no PP. Para isso, Colorido precisará montar seu exército de puxadores de voto para alcançar os quocientes partidário e eleitoral.

PARTIDO SOCIALISTA DEMOCRÁTICO BRASILEIRO – PSDB

Partido também sob o comando do prefeito Zé Cocá, deverá ter como líder o vereador Júnior Braga, que com a ajuda do seu pai, ex-vereador Pastoreiro e outros candidatos, buscará uma vaga na Câmara, rumo ao seu segundo mandato.

SOLIDARIEDADE

Sob o comando do Deputado Estadual Euclides Fernandes, o Partido Solidariedade desponta como pré-candidato o Reporter Tatu, ex-vereadores Roberto Pina e Roque Silva, além do sindicalista André do Sintracal, do Prof. Rafael Sampaio e entre outros candidatos.

REPUBLICANOS 

O partido Republicanos, segundo a sua presidente, Thaisa Farias, a chapa ainda está em formação. 

PC do B

O Partido Comunista do Brasil, por enquanto tem o nome do desportista Diego Santos, que concorrerá à vaga legislativa. Acertos adiante trarão outros pretendentes ao cargo.

Nota da redação: Os candidatos que não foram citados, em razão da idefinição. Caso algum nome citado discorde da informação acima, o site abre espaço para a devida correção. Tais correções poderão ser enviadas por e-mail, através do endereço: contato@tvjequie.com.br

FONTE/CRÉDITOS: Tv Jequié
Comentários:
TV Jequié

Publicado por:

TV Jequié

A TV Jequié Oficial é um canal de comunicação que exibe nas plataformas digitais, a exemplo de Instagram, YouTube, Facebook e compartilha também suas produções em outros meios de comunicação.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!