Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem visivelmente alcoolizado e armado com uma faca, ameaçando pacientes e funcionários na Unidade de Saúde da Família Dr. º Amando Ribeiro Borges, na região da Água Branca. A unidade atende aproximadamente 8 mil pessoas e conta com duas equipes de Saúde da Família e equipes de saúde bucal.
Um morador publicou o desabafo em um grupo de WhatsApp e fez um apelo às autoridades municipais, solicitando a presença de Guardas Municipais na unidade de saúde, como forma de garantir a lei e a ordem, além de garantir a segurança dos pacientes e funcionários da unidade de saúde. De acordo com a data do vídeo, o caso aconteceu no dia 30/10. Esse morador relata que este não é um caso isolado, casos como este tem acontecido de forma contínua e o município não vem tomando as medidas necessárias para coibir episódios como este.
Poucas são as unidades de saúde que contam com a presença da Guarda Municipal, a falta de contingente é uma das justificativas para a falta de presença diária nas unidades de saúde. Recentemente, o município formalizou a pactuação com o Ministério da Justiça e Segurança Pública ao PRONASCI II, programa do governo federal que destina-se a articular ações de segurança pública para a prevenção, controle e repressão da criminalidade, estabelecendo políticas sociais e ações de proteção às vítimas com a promoção dos direitos humanos, intensificando uma cultura de paz, de apoio ao desarmamento e de combate sistemático aos preconceitos de gênero, étnico, racial, geracional, de orientação sexual e de diversidade cultural.
Os municípios que são participantes do programa, recebem auxílio financeiro e material para equipar as guardas municipais. No último dia 05/11 foi publicado no Diário Oficial da União o extrato de doação n.º 645/2024 no valor de R$ 10.060,00 para o município de Jequié.
Comentários: