Informação e conhecimento sem fronteiras

Sexta-feira, 12 de Julho de 2024

Bahia/Educação

IDEB JEQUIÉ: Qual será a nota de qualidade da Educação municipal?

Educadores, pais e alunos aguardam com grande expectativa, o resultado da avaliação da qualidade da educação básica do município de Jequié.

IDEB JEQUIÉ: Qual será a nota de qualidade da Educação municipal?
Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os municípios podem medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O indicador IDEB possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

IDEB 2023

Para que todas as cidades brasileiras possam saber como anda a qualidade do ensino em sua cidade, a Prova Brasil, avaliação aplicada em todos os municípios e que define o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) por escola, por município, por estado e nacional, já foram aplicadas em outubro e novembro de 2023, com resultados esperados em setembro de 2024, período no qual também devem ser apresentadas as médias do IDEB 2023.

IDEB JEQUIÉ

Na última avaliação realizada, o município de Jequié não atingiu as metas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A rede municipal não registrou os maiores índices tanto nos anos iniciais (até o 5º ano) como nos finais (até o 9º ano) do ensino fundamental, ficando em 11º Lugar entre os 17 maiores municípios da Bahia com mais de 100 mil habitantes, incluindo Salvador, segundo quadro abaixo.

EXEMPLO DE EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Cidades bem menores que o município de Jequié, abaixo de 100 mil habitantes, obtiveram resultados surpreendentes, considerados pelos especialistas em educação como exemplares e que é fruto da implementação de políticas públicas educacionais voltadas para a transformação educacional, refletindo fortemente na qualidade da educação municipal

Fonte: http://escolas.educacao.ba.gov.br/ideb

 

Fonte: http://escolas.educacao.ba.gov.br/ideb

 

O QUE É PRECISO PARA JEQUIÉ AVANÇAR NO IDEB?

O posto de 11º lugar entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, não pode e não deve ser uma zona de conforto para a gestão municipal da educação, nem tão pouco para profissionais da educação, pais e alunos da Rede Municipal de Ensino.

Segundo especialistas consultados pela nossa redação, Jequié como núcleo/ sede do território Médio Rio das contas, é imperativo se constituir como Farol, como referência para os demais Município. Investir fortemente em formação continuada de professores; estabelecer dinâmicas que se concretize em forte relação entre a família e escola; construir parâmetros que dialogue sobre evasão escolar, no sentido de definir ações que possam diminuir significativamente essa realidade, são algumas iniciativas que vislumbra-se e já é realidade em diversos municípios da Bahia e do Brasil, que conseguiram obter melhores desempenhos na educação municipal.

FONTE/CRÉDITOS: Tv Jequié
Comentários:
TV Jequié

Publicado por:

TV Jequié

A TV Jequié Oficial é um canal de comunicação que exibe nas plataformas digitais, a exemplo de Instagram, YouTube, Facebook e compartilha também suas produções em outros meios de comunicação.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!