Parecia um sonho distante para os pacientes do SUS de Jequié e região, terem acesso aos procedimentos de prevenção, diagnóstico e tratamento em oftalmologia.
Para um município marcado historicamente pela deficiência no atendimento básico em saúde à população, o fácil acesso aos processos de média e alta complexidades, parecia um horizonte inatingível, imaginável e distante das necessidades imediatas para aqueles que precisam de saúde, já!
Esse cenário só foi transformado em Jequié, graças a iniciativa da Fundação José Silveira, uma instituição privada, sem fins lucrativos e que tem se pautado ao longo da sua história, na missão de promover saúde e qualidade de vida dos cidadãos em situação de maior vulnerabilidade.
Implantada há exatos 13 anos em Jequié, (11/06/2011), a Santa Casa de Misericórdia de Jequié já realizou mais de 40 mil partos, 12 mil seções de quimioterapia em tratamento Oncológico, além de inúmeros outros procedimentos hospitalares que vêm possibilitando transformar a Santa Casa de Misericórdia de Jequié como uma das maiores plataformas privadas de saúde, totalmente SUS na Bahia.
Como a ampliação dos serviços médicos de oftalmologia, a Santa Casa de Jequié inaugurou no dia 10/06, último, o Hospital de Oftalmologia, com ampliação das salas cirúrgicas, aquisição de equipamentos de última geração, como o Yag Laser para procedimentos ainda mais seguros e indolores, e a iridotomia para prevenção do glaucoma de ângulo fechado.
Essa iniciativa atende à demanda identificada pelo Programa Acolher, da Fundação José Silveira, que realizou pesquisa na comunidade.
Desde a criação em maio de 2022, o Núcleo de Oftalmologia já realizou 3.507 cirurgias de catarata, 21.128 consultas oftalmológicas e 23.705 exames.
Com a expansão, os pacientes terão acesso a uma gama ainda maior de serviços oftalmológicos com a mesma qualidade e segurança de sempre.
Comentários: