A greve dos professores municipais de Jequié foi suspensa devido o prefeito abrir o diálogo com a entidade sindical representativa dos professores municipais de Jequié (APLB-Sindicato) e ter avançado no percentual de reajuste para 6% a partir do mês de setembro.
Em assembleia, no dia 22/09, no auditório do Sindicato dos Bancários de Jequié e Região, os professores aprovaram a proposta do percentual de 6% e com vistas aos ditames legais, federal e municipal, a aprovação se deu com base nas seguintes condições:
- Fica instituído, de FORMA EMERGENCIAL, o índice de 6% de reajuste salarial dos professores municipais para 2023, incluindo aposentados.
- O referido índice será devido a partir do mês de setembro do ano de 2023.
- Os valores correspondentes aos índices estabelecidos em Portaria Interministerial ou Decreto de elevação do Piso Salarial, conforme legislação vigente, fica sendo uma questão também da pauta de adequação do novo Plano de Carreira e Remuneração dos servidores efetivos do Magistério Público Municipal.
- Os professores municipais de Jequié comprometem-se a repor os dias letivos parados, caso não haja o desconto salarial, através de um calendário formal de reposição, discutido de forma democrática em uma comissão que tenha em sua composição a representação da APLB-Sindicato de Jequié.
A greve foi suspensa e os professores continuam em Estado de Mobilização, aguardando que a Câmara Municipal de Vereadores aprove a proposta do Executivo Municipal de 6%, como também que as outras condições sejam atendidas.
Suspensão da greve não significa que a luta acabou. A APLB-Sindicato de Jequié afirma que a luta continua com os professores mobilizados em defesa dos seus direitos!