A volta do horário de verão estava sendo considerado pelo governo federal, como forma de evitar sobrecarga no sistema das hidrelétricas, o que poderia ocasionar apagões por todo o país nos horários de pico. Dessa forma, o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, esteve reunido com o Presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), para apresentar o resultado dos estudos realizados pela equipe técnica do ministério a respeito das condições do sistema de fornecimento de energia elétrica para os brasileiros.
De acordo com Silveira, a decisão final sobre a volta do horário de verão no país foi tomada pelo Presidente Lula, no sentido de não retomar a medida neste ano, devido a resultados apresentados pelo relatório técnico, indicando que os reservatórios estarão abastecidos suficientemente para garantir a geração de energia elétrica com a volta das chuvas.
"Nós hoje, na última reunião com o ONS [Operador Nacional do Setor Elétrico], chegamos à conclusão de que não há necessidade de decretação do horário de verão para este período, para este verão", declarou Silveira.
O horário de verão foi descontinuado pelo governo Jair Bolsonaro em 2019, a medida tinha o objetivo de evitar sobrecarga na rede durante os horários de pico, economizando recursos federais que necessitava recorrer a energia eólica e termelétricas para poder compensar a queda na geração de energia.
Comentários: