A iniciativa da Santa Casa de Jequié em realizar Feiras de Saúde abertas à população em diversos bairros da cidade tem sido uma luz para os usuários do SUS que caminham na escuridão do serviço público municipal e enfrentam as enormes dificuldades em todas as áreas da saúde básica municipal.
Hoje, 21/07, segunda-feira, a estrutura médica itinerante começa os atendimentos no bairro Curral Novo, na Paróquia Santíssimo Sacramento, depois segue na terça-feira, 22/07, no bairro Vila Vitória, quarta-feira, 23/07, na Urbis I, quinta-feira, 24/07, na Baixa do Bonfim, 25/07, sexta-feira, no Mandacaru, 26/07, sábado, no KM 03 e finaliza no domingo, 27/07, no Barro Preto, encerrando assim uma maratona de atendimentos em diversas especialidades como consultas em Clínica Geral, Ginecologia, Cardiologia, Odontologia, Pediatria, além de exames Ultrassom, Raio X, Mamografia e Preventivo.
Esse trabalho tem recebido o reconhecimento da população carente de Jequié, que já denominou as Feiras de Saúde da Santa Casa como porto seguro que acolhe a todos que sofrem no dia a dia sem encontrar atendimento às suas necessidades.
São ações como essa que têm proporcionado, por vários anos, mais conforto e humanização para quem já não sabe a quem recorrer diante da ruína do serviço público municipal de saúde em Jequié. A prefeitura de Jequié não consegue atender à demanda da população, principalmente em exames e consultas médicas, o que tem ocasionado o crescente número de reclamações em veículos de comunicação, principalmente aqueles desentranhados das contratações públicas.
A atuação da Santa Casa de Jequié e do Hospital Geral Prado Valadares tem sido o símbolo público maior de acolhimento, cuidado e atenção nos serviços de saúde de média e alta complexidade, que abraça, sem distinção e em nome da vida, uma população regional de mais de 800 mil usuários do Sistema SUS, que recebem nessas instituições de saúde, tratamento digno, respeitoso e humanizado.