
ENTENDENDO A SUA CONTA DE LUZ: PARA ONDE VAI O SEU DINHEIRO?
Se você já se perguntou por que a sua conta de energia é tão alta, uma análise detalhada pode te surpreender. O valor que você paga não se refere apenas ao consumo de energia, mas a uma complexa estrutura de custos que envolve desde a produção da eletricidade até os impostos.
A sua conta de energia é dividida em várias partes, cada uma com um percentual que indica seu peso no valor final. Segundo o gráfico "Composição da sua conta" mostrado acima, a maior fatia do valor é destinada à Geração e Distribuição de Energia, que corresponde a cerca de apenas 51% do total (justamente aquela que você acreditava ser 100%) do valor da conta, e, não é!
A segunda maior parte é para os Serviços de Distribuição, que representam 26,33% da conta. Este é o custo de levar a energia das subestações locais até a sua casa, incluindo a manutenção da rede elétrica.
OS IMPOSTOS E ENCARGOS QUE VOCÊ PAGA E NEM SABIA
Além desses custos operacionais, uma parte significativa da sua conta é composta por impostos, que somam 24,59% do valor total. Você paga três tipos de tributos principais:
- ICMS: (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) Este é um imposto de nível estadual. Na sua fatura, ele corresponde a uma alíquota de 20,50%.
- PIS: (Programa de Integração Social) e COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social): Essas são contribuições federais que somam 6,29% da base líquida.
Iluminação Pública Municipal: Esta taxa é uma contribuição que a distribuidora de energia recolhe e repassa para a prefeitura para financiar a iluminação de ruas, avenidas e praças. Que no caso de Jequié-BA, os jequieenses pagaram, indiretamente a prefeitura, embutido no valor da conta da Coelba, o montante para o ano de 2024, a importância de R$ 6.550.684,39 (seis milhões quinhentos e cinquenta mil seiscentos e oitenta e quatro reais e trinta e nove centavos), mesmo que na sua rua não tenha iluminação pública instalada ou funcionando efetivamente os 365 dias por ano (até que se prove do contrário).

OUTROS CUSTOS ESCONDIDOS
A sua conta também inclui outras categorias que, embora menores, somam-se ao valor final. Entre elas, incluem:
- Encargos: Custos adicionais regulamentados por lei, que representam 6,20% da conta.
- Perdas: Custo relacionado à energia perdida no sistema de distribuição, seja por motivos técnicos (como calor) ou por furto de energia (crime cometidos por outrem, a suas custas). As perdas correspondem a 5,84% da conta. Ou seja, a quem interessa não ter perdas? Será que neste caso, no Brasil, se paga imposto até sobre o crime alheio?
- Transmissão: Valor pago pelo transporte da energia das usinas geradoras até as grandes subestações, o que representa 8,44% do valor total.
- Demais Itens: Esta categoria, que corresponde a 4,59% da sua conta, inclui outros tributos, serviços e possíveis abatimentos.
Em resumo, ao pagar sua conta de consumo de energia, você está financiando não só a produção e distribuição de energia, mas também os cofres públicos federais e estaduais e o serviço de iluminação pública da sua cidade, seja justo injusto, moral ou imoral. (até que se prove do contrário).
Comentários: