Fornecedores da empresa SBA Engenharia, prestadora de serviços da Bahia Gás que realiza o serviço de perfuração para instalação dos dutos de gás no trecho Ipiaú – Jequié, fizeram ontem, 08/05, pela manhã, uma manifestação em frente ao escritório da empresa, cobrando o pagamento de notas atrasadas. Os serviços são desde a locação de veículos à fornecimento de alimentação, hospedagem, paisagismo e etc...
O proprietário da SBA Engenharia, Sebastião dos Santos, em ligação com a nossa redação, relatou que os problemas com pagamento de fornecedores estão pendentes por conta no atraso nas autorizações da Bahia Gás para que a empresa possa realizar os serviços. Ele relata ainda, que a empresa está em atividades, desde o mês de abril de 2022, mas a autorização para início das obras só foi emitida pela Bahia Gás, no mês de novembro de 2022. Esta é a quarta empresa contratada pela Bahia Gás, para realizar a obra.

De acordo com Gustavo, Proprietário da Rafa Locações, um dos fornecedores que está com pagamento pendente, a atitude de obstruir a saída de veículos da empresa, se deu por receio de que a mesma podesse encerrar suas atividades e deixasse para trás, os débitos com os fornecedores.
O encarregado de transportes da SBA, Lucas, afirmou que a empresa irá continuar com as atividades, mas confirmou que a passa por dificuldades no pagamento com fornecedores, mas vem tentando equilibrar as contas para dar continuidade a obra de perfuração do gasoduto, entre as cidades de Ipiaú e Jequié.
O que diz a Bahia Gás
A Bahiagás esclarece, acerca da menção à Companhia em protestos de prestadores de serviços da Construtora SBA Engenharia, motivados por atraso de pagamentos, que vem cumprindo, rigorosamente, com todas as suas obrigações contratuais com a SBA Engenharia. Não havendo, portanto, por parte da Companhia, nenhuma pendência no contrato para a execução das obras remanescentes do Trecho 1 (Itagibá-Jequié) do Projeto Gás Sudoeste – Duto de Distribuição de Gás Natural do Sudoeste.
A importância do Gás Sudoeste
Em nota enviada á imprensa, a BAHIA GÁS afirma que o projeto Gás Sudoeste faz parte da diretriz estratégica de interiorização da atuação da Bahiagás. Com extensão prevista de 306 km, o empreendimento será o maior duto de distribuição do Nordeste e é o maior em construção do país, interligando os municípios de Itagibá e Brumado, passando por 12 localidades e gerando impacto em toda a área de abrangência do projeto. O duto atenderá grandes mineradoras, indústrias, postos de combustíveis, estabelecimentos comerciais, hotéis e residências.
O objetivo do projeto é o de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da região, que é estratégica para o crescimento do estado da Bahia, principalmente por causa das grandes mineradoras instaladas, dentre muitos outros aspectos. A oferta de gás natural, um energético mais limpo e economicamente mais vantajoso para as empresas, torna a região ainda mais atrativa para a instalação de novos empreendimentos.