Que a história não se repita
Para não ocorrer o que aconteceu em dezembro do ano passado, onde não foi ouvido nenhum pronunciamento ou adoção de medidas antecipadas por parte da prefeitura de Jequié e dos órgãos de segurança civil, que pudesse evitar os prejuízos causados pela enchente do Rio das Contas, a Eletrobrás Chesf, mesmo disponibilizando a todo instante a situação da Barragem da Pedra, através do Boletim Diário através do link: https://www.chesf.com.br/SistemaChesf/Pages/GestaoRecursosHidricos/GestaoRecursosHidricos.aspx, este ano, a Eletrobrás Chesf se antecipa e já chama a atenção das autoridades competentes e entidades envolvidas para a importância e necessidade da adoção de medidas relacionadas à conscientização da população, principalmente nesses meses que se inicia o período úmido.
Prevenção Eletrobrás Chesf
A Carta Circular OOO.C-002/2023, abaixo anexada, deixa claro que o controle de cheias exercido pelo reservatório é limitado, devendo, portanto, ser fortemente evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação. Este comunicado se faz indispensável porque durante o último período chuvoso, 2022/2023, ocorreram vazões que permitiram um armazenamento máximo para o Reservatório de Pedra igual a 93,31% do Volume útil, em 25/12/2022.
Situação da Barragem hoje
Hoje, 07/11/2023, o reservatório da Pedra está com 43,10%, de Volume Útil. Afluência de 0 m³/s, (chegada de água na barragem). Defluência total de 8 m³/s. (soltura de água no leito do Rio das Contas).
Ainda para não ocorrer as desculpas de falta de informação sobre a situação de armazenamento e descarga de volume hídrico na Barragem da Pedra, a Eletrobrás Chesf, a fim de aprimorar esse sistema imediato de informação, está disponibilizando para qualquer cidadão, o envio de informações sobre as alterações da vazão da Usina da Pedra, no Rio de Contas, através de mensagem SMS. Para tanto, caso deseje receber citadas informações, envie SMS com a palavra PEDRA para 27569.
Enchente de dezembro de 2022
Durante o período úmido iniciado em outubro do ano passado, o volume de água armazenado no reservatório da Pedra era crescente a cada dia. Com ocorrência de muitas chuvas nas cabeceiras do reservatório, essa escala de crescimento era diariamente informada pela Eletrobrás Chesf. No dia 20 de dezembro já era notável a emergência tanto no leito do Rio Jequiezinho como também no Rio das Contas.
Entretanto, pouco se viu por parte da Defesa Civil local e da Prefeitura, a divulgação de alertas para retirada de moradores ribeirinhos e tão pouco para os comerciantes de áreas cortadas pelo Rio Jequiezinho e especialmente na defluência com o Rio das Contas.
Bem, daí para o dia de Natal, não precisamos de narrativas pois está na memória de cada Jequieense, o impacto do desastre que poderia ser evitado se as devidas providências fossem adotadas
O que se viu foi as autoridades, especialmente o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), colocar a culpa na Chesf pela enchente em Jequié.
Clique no link abaixo para acessar o conteúdo oficial da Eletrobrás Chesf
Comentários: