É de conhecimento de todos a afirmação de Zé Cocá (PP) que ele não sairá candidato nas eleições de 2026, principalmente na condição de Deputado Federal, em respeito aos seus aliados, o deputado Leur Lomanto (UB) e Cacá Leão (PP), que tanto ajudaram na sua gestão com remessas de várias emendas parlamentares, muito delas, Pix. Seria um gesto de fidelidade, reconhecimento e gratidão de Zé Cocá aos seus dois maiores aliados políticos. Zé Cocá completa que sua missão é concluir até o final a próxima gestão, opu seja, ficar prefeito de Jequié até 31 de dezembro de 2028.
Mas, como a política é dinâmica e unidirecional, Zé Cocá poderá decidir sair candidato a deputado federal, ainda movido pela aprovação popular e atendendo o clamor da população de Jequié e da região, principalmente dos mais de 18 novos prefeitos eleitos e reeleitos que obtiveram o apoio direto de Zé Cocá.
BARBAS DE MOLHO E OLHO VIVO?
Mesmo sabendo que azeite e água não se misturam, mas, no universo da política podem se misturar, inclusive parecer algo mais homogêneo quando é conveniente, como será conviver com essa "dikhotomía" entre a possibilidade e a ameaça real? É sentir-se como refém ou ter a certeza de que o passado se repetirá? Amarga dilação!
GOVERNO DA BAHIA
Especialistas afirmam que não será tarefa fácil para Zé Cocá garantir o espaço desejado como possível vice na majoritária encabeçada por ACM Neto. O Senador Ângelo Coronel, mesmo estando alinhado com o PT, já disse que não abre mão de disputar a sua reeleição ao Senado, situação que deverá enfrentar resistência de Rui Costa.
Nesse caso, Coronel pode mudar de lado para disputar o senado e pode inclusive indicar seu filho, Diego Coronel, Deputado Federal, a compor como vice na chapa de Neto. Essa possibilidade deve ter sido inclusive comentada hoje em Brasília, numa conversa entre Coronel e Bruno Reis, em sua visita à capital do país, acompanhados de outros prefeitos da base aliada.
Tem ainda a possibilidade de Neto, pela força da dinâmica da política, conseguir aproximar o Avante de Ronaldo Carleto para seu lado e dificultar ainda mais a colocação de Zé Cocá no páreo, já que o Avente virá na condição de indicar o vice de Neto.
Se assim for, vai restar dois caminhos para Zé Cocá já que o PP tem Negromonte e Cacá Leão: disputar para federal, desapontando Leur Lomanto e Cacá, mesmo não sendo fato inédito ou sair para estadual, rachando votos com seu agregado político, deputado Hassan de Zé Cocá, ou até não rachando: cooptando todos os votos para si. Só o tempo dirá.
Comentários: