Após definição do cenário da disputa para a Câmara de Vereadores de Jequié, integrantes da Direita e analistas políticos dão como certa a vitória de, pelo menos, dois candidatos do segmento no pleito eleitoral iniciado em 16 de agosto.
Embora o principal nome do bolsonarismo na cidade, James Meira, não seja candidato em 2024, os aliados do presidente Bolsonaro mantêm forte presença na cena política local e acreditam no potencial ideológico para atrair eleitores.
Até recentemente, James Meira, representante de João Roma e da deputada federal Roberta Roma, apresentava Dr. Rodrigo Oliveira como principal nome apoiado por ele. No entanto, com o declínio do advogado patriota, a Direita Jovem, liderada por Lucas Souza, bolsonarista e organizador de grandes manifestações da Direita em Jequié, ao lado da patriota Jack Lomanto, buscou o apoio de Meira à candidatura de Wendel de Miranda para a Câmara Municipal, o que foi confirmado por vídeo publicado no Instagram na véspera do início da campanha eleitoral, neste dia 15 de agosto.
Com o novo aliado, Wendel de Miranda, que vota com Bolsonaro desde 2022 e disputa pelo PDT, dá um passo à diante, consolidando-se como uma das principais candidaturas da Direita na Cidade Sol. Além do que passa a contar também com o apoio de Valéria Meira, mulher de James, que tem uma grande contribuição eleitoral nas campanhas do marido.
Apesar disso, Meira tem deixado claro que está à disposição de todos os candidatos que o tenham apoiado e queiram, agora, o seu apoio. As candidatas Vanuza Alves e Acácia Nascimento, ambas do PL, são um exemplo disso. Elas mantêm contato constante com o líder bolsonarista, que as vê com muito potencial.
Aqui entra em cena o segundo grupo da Direita jequieense com chances de conquistar uma cadeira na Câmara. O PL, partido de Bolsonaro, vem com chapa completa, com 20 candidatos, após a decisão de então filiados do PMB migrarem para a legenda no último dia da janela partidária, em 6 de abril. Nesta conjuntura, o partido conta com nomes como o do Cb Joelson, da Polícia Militar, e de Urbano Meira. Eles representam, respectivamente, os votos do Cap. Alden e de Alexandre Aleluia para o cargo de deputado federal em 2022.
César Valverde, que foi candidato a vice-prefeito na chapa de Meira em 2020, é também um nome bem cotado. Além deles, a legenda conta com algumas figuras já conhecidas, como Adauto Mendes, Arlécio Araújo e Alexandre Vaz. Este último, num gesto de grandeza, deixou a presidência do PMB para se unir ao PL, permitindo, assim, que a sigla fechasse o número máximo de candidaturas para a vereança.
Não se pode esquecer também do Republicanos, partido que conta com a presença dos candidatos Soldado Gilvan, apoiador de Bolsoanaro e de João Roma, Ronifran Nery, Velton Amparo e Ivo Leandro, que se destacou na campanha de 2020 ao lado de James Meira. Ainda somam-se neste cálculo candidatos filiados a outros partidos, como Uelton Pereira e Nilton Segundo, pelo Solidariedade, e Neto Menezes, pelo PSDB. Uelton foi o candidato a vereador de melhor votação pela Direita em 2020 e Neto é herdeiro político do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Josué Menezes.
A Direita, com os seus vários grupos, tem mantido nos últimos três pleitos votação na casa dos 30% do eleitorado de Jequié. Em 2018, Bolsonaro obteve 27 mil votos, mesmo número de James Meira dois anos depois, em 2020. Já em 2022, o presidente patriota ultrapassou 30 mil votos.
São esses números que orientam a análise dos especialistas políticos e mantêm acesa a esperança da eleição de, pelo menos, dois vereadores bolsonaristas para a próxima legislatura, nada impedindo que a Direita supere expectativas e alcance mais cadeiras na Câmara Municipal da Cidade Sol.
Comentários: