Em um ambiente doméstico, fora do controle do órgão público responsável, um suposto assessor de vereador, aparece nas imagens, manipulando e preenchendo requisições médicas e faz a seguinte declaração:
“Aqui é assim. É serviço prestado para a comunidade. Tamo aí. Vamos juntos para a vitória. Sempre buscando mais 1, mais 2, mais 3. E tamos aí, firme e forte. Na caminhada. Vamos que vamos. Tchau e obrigado, Rasta.
DOCUMENTO DE USO EXCLUSIVO DA SAÚDE
Em Jequié, a Central de Regulação da Assistência de Jequié, CERAJE, é o departamento oficial da Prefeitura de Jequié, ligado à Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelo controle, marcação e acompanhamento de todos os procedimentos médicos disponibilizados pelo SUS, financiados pelo Ministério da Saúde.
ESPERA HISTÓRICA
Em 2023, uma denúncia feita pelo advogado jequieense, Dr. Abdijalili Belchot, demonstrou o grave problema da Saúde Básica em Jequié, onde ele apresentou uma guia de marcação de consulta de sua cliente, datada de 29/01/2020, a qual espera há 4 anos para realizar um exame de endoscopia digestiva alta.
INDIGNAÇÃO
Em meio às manifestações de repúdio diante do vídeo circulado nos ambientes virtuais da internet, o radialista Josafá Oliveira, profissionalmente conhecido por Repórter Tatu, Diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Radiodifusora Publicas do Estado da Bahia, SINTERP, manifestou a sua indignação e cobrou das autoridades providências imediatas para combater a atitude apresentada no vídeo, a qual ele considerou um abuso:
"Pessoal, boa tarde. Rapaz!. É por isso que o povo de Jequié está na filas de postos de saúde tentando marcar uma requisição e não consegue. Porque está tudo na mão de cabo de eleitoral, de vereador. A justiça tem que cair para cima. A justiça tem que apurar fatos dessa natureza E quem tiver errado, que se dane lá junto com a justiça, que é pra justiça descer a caneta. O que não pode é as pessoas precisar de um exame, precisar de uma operação, precisar é levar uma requisição para um posto e está na mão de cabo eleitoral de vereador para angariar voto. Cadê a justiça nessa hora? Advogados têm que entrar com uma ação contra esse vereador que deu esse punhado de exame a essas pessoas. Está errado, aliás, disso, eu já sabia. Não só esse não. Tem mais vereador que a justiça deve procurar e deve buscar mandar. Chamar esse rapaz, dizer a ele quem foi que deu a ele e a apuração do caso. A apuração do caso não pode ficar assim. Isso aí é abuso de poder?"..., destacou o radialista Repórter Tatu.
No ínicio desse ano, a Prefeitura de Jequié, contratou mais de R$ 23 milhões em diversos procedimentos médicos por meio de dispensa de licitação, Veja no documento abaixo.
CONTRATAÇÃO SAÚDE
Comentários: