Zenildo Brandão, Zé Cocá, começou na política em 2005, quando ocupou o cargo de diretor de desenvolvimento (2005) e chefe de gabinete (2006-2008) na prefeitura de Lafaiete Coutinho, na gestão do prefeito Eugênio Azevedo.
Zé Cocá elegeu-se prefeito por dois mandatos em Lafaiete Coutinho (2009-2012 e 2013-2016), cidade pacata do sudoeste baiano, de pouco mais de 3 mil habitantes.
Ao deixar o cargo de prefeito, Zé Cocá passou a acompanhar de perto o então governador da Bahia, Rui Costa, de quem ganhou o carisma e a confiança do líder estadual do Partido dos Trabalhadores, que lhe conduziu à coordenação do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Jequié. Nascia ali uma relação política de confiança e muita fidelidade entre Zé Cocá e Rui Costa.
Como o apoio pleno de Rui Costa, do Consórcio de Saúde, Zé Cocá chegou à Assembleia Legislativa da Bahia, para exercer o mandato de deputado Estadual de 2019-2023. Ainda no cargo, em 2019, um tropeço moral atingiu Zé Cocá. O parlamentar foi alvo da Operação Three Hills da Polícia Federal, acusado de praticar fraude em licitação e desvio de dinheiro público na compra de combustíveis para a prefeitura de Lafaiete Coutinho.
Na época da Operação da Polícia Federal, Zé Cocá disse ter “vontade de deixar a política” e que “A única satisfação que tenho que dar é para minha família, me sinto triste de ser político. Me deu vontade de sair da política. Somos muito vulneráveis. Por pequenos detalhes, somos criminalizados. Nem direito de defesa temos”, desabafou.
Passado o escândalo moral, em 31 de dezembro de 2020, Zé Cocá (PP) renunciou ao mandato de deputado estadual para assumir a prefeitura de Jequié, em 1º de janeiro de 2021, após uma disputa apertada com James Meira (Patriota), com a diferença de 2.894 votos, apenas 3,66% total de válidos.
Não se pode negar que Zé Cocá foi eleito deputado estadual graças ao apoio incondicional e trabalho árduo do governador Rui Costa, que percorreu vários municípios da Bahia, apresentando o desconhecido Zé Cocá para os correligionários, como seu candidato a deputado.
Da mesma forma foi a campanha eleitoral à prefeitura de Jequié. É de conhecimento geral que o governador Rui Costa e sua esposa, Aline Costa, empregaram todos os esforços possíveis para emplacar a vitória à Zé Cocá, declarando em Jequié o pleno apoio à chapa formada por Zé Cocá (PP) e Poliana Leandro (PT).
Sem quaisquer distorções dos fatos e de sua ordem, é justo afirmar que foi pelas mãos de Rui Costa que nasceu Zé Cocá no cenário da política regional.
No próximo episódio, a TV Jequié vai mergulhar no primeiro mandato de Zé Cocá a frente da prefeitura de Jequié.
Comentários: