Vídeo autorizado à veiculação pelo autor
O cineasta jequieense Israel Ferssant, um dos proponentes no Projeto de Seleção da Lei Paulo Gustavo, é também mais um dos artistas inconformados com os resultados apresentados pela comissão de avaliação das propostas recebidas pela Secretaria Municipal de cultura e Turismo de Jequié.
DA PROPOSTA APRESENTADA
O projeto apresentado pelo cineasta Ferssant, em forma de Proposta Cultura, pretendia realizar a gravação de um documentário, com duração média de trinta e cinco minutos, no formato digital, com título “Entre Mistérios e Tradições: A Maçonaria em Jequié”, enfatizando uma abordagem expositiva, buscando explorar e apresentar de forma detalhada a riqueza da história e tradições da maçonaria nessa região específica.
DO JULGAMENTO
Para cada proposta analisada, três pareceristas contratados pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria Municipal de cultura e Turismo, emitem seus pareceres sobre vários itens da proposta, onde a nota 4 representa a reprovação da Proposta e a nota 8 indica a aprovação.
DO RESULTADO
Para a surpresa do artista, os resultados das avaliações da sua proposta, feitas pelos pareceristas, apresentam irregularidades principalmente no quesito relacionado ao Curriculum do candidato, cuja nota auferida pela comissão foi de 4 (quatro), o que indica reprovação do candidato.
No parecer emitido por um dos pareceristas, considerou itens da proposta, a exemplo de Ficha Técnica, Relevância da Proposta, Aspecto Integração, Coerência da Planilha, Coerência do Plano de Divulgação, Compatibilidade da Ficha Técnica (com 2 cineasta e 2 jornalistas), Trajetória Artística do Candidato, Contrapartida, TODOS COMO INSUFICIENTES, ou seja, REPROVADO.
DA DISCREPÂNCIA
Diante dessa nota de reprovação, ficou clara a desconsideração do grau de conhecimento do candidato, que possui diplomação acadêmica em Cinema, outorgado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, núcleo de Vitória da Conquista. Além de vasta experiência na área de produção de filmes, Ferssant acumula ainda formação acadêmica em Teologia, pós-graduação em serviço social, MBA em comunicação eleitoral e marketing político, além de ser músico, fotógrafo, radialista e poeta.
JUSTIFICATIVA DA SECRETARIA DE CULTURA
Diante do recurso interposto pelo artista, a comissão de parecerista emitiu a seguinte nota, de característica informal, sem o devido documento oficial da Secretaria (em papel sem timbre institucional) e com a omissão dos nomes dos pareceristas, fato omitidos às todas propostas apresentadas.

Diante desses fatos, o artista gravou vídeo depoimento contestando os trâmites ditados pela Secretaria de Cultura de Jequié, em todo o Processo da Lei Paulo Gustavo, convocando e incentivando outros artistas a questionarem, caso sintam-se prejudicados.
Comentários: